Proxi é o novo jogo de Will Wright

Will Wright, o criador de Spore, SimCity e The Sims, anunciou o seu primeiro novo jogo em dez anos: Proxi.

Proxi é um jogo onde uma inteligência artificial simula um mundo a partir de partes de memórias do jogador. Essas partes, chamadas de “mems”, são pequenas cenas de suas memórias — um gol em uma partida de futebol com os amigos, uma tarde de chuva jogando seu primeiro videogame — que o jogador ajuda o Proxi a criar. De acordo com a descrição no site oficial, o jogo também vai pegar dados de redes sociais para ajudar a montar o mundo do jogador.

Conceito de arte das “mems”

Junto com o jogo, Will Wright também anunciou um concurso de artistas para ajudar a encontrar pessoas a desenvolverem a arte do jogo no Unity:

Não há muitas informações sobre quais os aspectos de jogabilidade de Proxi. O que a gente sabe é que ele é desenvolvido pelo novo estúdio de Will Wright, chamado Gallium Artists. Proxi será lançado para celulares na segunda metade de 2018.

Spore recebe uma nova atualização para corrigir certificado de segurança

Depois de oito anos sem novidades, Spore acabou de receber uma nova atualização.

Segundo MaxisBazajaytee, o responsável pelos serviços online da Maxis, essa nova atualização do jogo não corrige nenhum aspecto do jogo, apenas atualiza o método de conexão de Spore para certificados mais recentes e mais seguros, permitindo assim que os servidores do jogo sejam atualizados para um método de comunicação com o jogador.

Isso faz com que o jogo atualize para a versão 1.3 (ou 3.3, se você tem o Spore: Aventuras Galácticas instalado). Vale notar que a versão em DVD não será atualizada, e que não haverá um executável de atualização como aqueles que estão em nossa sessão de Downloads aqui no site.

DVD: Se você joga a versão em DVD de Spore ou Spore: Aventuras Galácticas, desinstale o jogo (você pode manter os seus arquivos de jogo salvos e restaurá-los depois). Então, entre na Origin com o mesmo login que você usa em Spore e reinstale. O jogo já estará atualizado.

Origin: Desinstale a versão antiga do jogo e reinstale. Isso vale tanto para Spore quanto para Spore: Aventuras Galácticas.

Steam e GOG: O jogo será atualizado automaticamente pelos processos dessas lojas.

Considerações importantes

Spore: Pacote de Partes Medonhas & Fofinhas

O pacote de partes Medonhas & Fofinhas será atualizado na segunda-feira (27/03). Se você tem ele já instalado, desinstale-o. Se você já instalou as novas versões de Spore e do Aventuras Galácticas, o pacote de partes será instalado automaticamente quando for disponibilizado amanhã.

Atualize para continuar jogando online

Os novos certificados de segurança já estão em efeito, e você não poderá se conectar aos servidores do Spore (que mantém a Sporepédia, a página Meu Spore e o Catálogo Spore) até que atualize.

Mods podem não funcionar

Espere até saber mais sobre os desenvolvedores de mods quanto a essa atualização. Comentários nos Sporums indicam que alguns mods não funcionam ou impossibilitam o funcionamento do jogo. Antes de atualizar, remova todos os seus mods.

Se você precisar de ajuda, nos chame nos nossos fóruns! A gente te ajuda. :-)

Novo jogo Evolution promete ser um novo (e melhorado) Spore

Uma desenvolvedora espanhola começou o desenvolvimento de um jogo chamado Evolution, descrito como o “jogo sandbox definitivo”.

Evolution, como vocês podem perceber no vídeo abaixo, é extremamente influenciado por Spore. A desenvolvedora até descreve Spore como a principal influência no desenvolvimento do jogo e, mais ainda, que eles pretendem expandir a ideia principal do jogo.

Evolution é mais um reflexo da onda de interesse renovado que Spore recebeu esse ano, oito anos depois do lançamento do jogo, devido ao polêmico fracasso do jogo No Man’s Sky, que prometia um uso revolucionário da mesma tecnologia de geração procedural de mundos e criaturas que Spore apresentou em 2008. Não há datas nem notícias ou quaisquer outros detalhes sobre Evolution, mas nós vamos acompanhar e noticiar qualquer coisa que nos parecer válido.

Lembrando que esse não é o único jogo que herda aspectos muito semelhantes a Spore: desde 2014 também estamos acompanhando o desenvolvimento do jogo de estratégia The Universim. Vamos esperar pra ver como esses jogos vão acabar ficando quando eles lançarem.

GOG.com lança Spore sem DRM (e com 60% de desconto!)

Spore finalmente chegou ao GOG.com, a loja online de jogos da CD Projekt, em uma grande promoção: 60% de desconto, fazendo o pacote completo (com Aventuras Galácticas e Medonhas & Fofinhas) custar apenas R$ 22,39.

O GOG é conhecido por ser uma loja “gente boa”. Eles possuem preços bacanas e uma comunidade muito legal, mas o maior diferencial é que no GOG você pode jogar todos os jogos sem nenhum tipo de DRM. Ou seja: Spore não vem com o SecuROM aqui, aquele software de controle de instalações que é impossível de desinstalar do Windows.

É uma ótima pedida se você ainda não tem Spore, ou alguma expansão, e é melhor ainda se você (assim como eu) está montando a sua biblioteca de jogos no GOG. É um serviço muito legal e mais flexível que o Steam, e ajuda mais os desenvolvedores. Compre Spore na GOG hoje!

Rachel Franklin, GM da Maxis, sai da EA

A gerente geral da Maxis, Rachel Franklin, anunciou sua despedida da EA.

Rachel era a produtora executiva de The Sims 4, e recebeu inúmeras críticas após revelar a exclusão de funcionalidades até então padrão do jogo, como piscinas, empregadas domésticas, bombeiros e o estágio de vida de bebês.

Assumindo a gerência da Maxis após a saída de Lucy Bradshaw, Rachel centralizou is esforços do estúdio na franquia The Sims. Com o encerramento do estúdio em Emeryville, o estúdio Maxis se tornou quase exclusivamente focado no simulador de pessoas.

Com a saída de Franklin, Samantha Ryan passará a ser a gerente geral tanto da Maxis quanto da EA Mobile. A equipe ainda não se pronunciou sobre quem ficará a cargo das decisões da franquia The Sims.