Não compare o sucesso de Spore com o de The Sims

GameDaily:

Dito isso, a EA não quer colocar o peso em Spore de ter que alcançar as expectativas de vendas de um jogo The Sims. “Eu posso dizer que ninguém na EA está comparando Spore com o sucesso criado por The Sims”, disse Patrick Buechner, vice presidente de marketing da Maxis para o CNET. Ele disse ainda que “eles são dois animais completamente diferentes. Spore é um jogo que tem muito a oferecer aos jogadores por muito tempo depois da compra — um modelo de negócios diferente da maioria dos videogames tradicionais”.

Acho que isso é essencial. Nenhum outro jogo vai alcançar o sucesso de The Sims no PC. É um jogo muito específico que apela para muitas pessoas, e o modelo que ele usa é bem exclusivo e cabe apenas nessa franquia. Spore é um jogo diferente, que vai atrair outras pessoas com outras preferências. Eu acho que Spore não é tão específico quanto The Sims — que cada elemento do jogo possui uma complexidade imensa para os jogadores mais dedicados. Mas ainda há muito pra se descobrir com Spore, e acho que os fãs vão descobrir nos meses após o lançamento do jogo.

EA pode conectar os jogos de Spore no futuro

MTV Multiplayer:

Ainda não há uma conexão única entre todos os jogos Spore ainda, mas a intenção dos criadores é de que cada uma das versões de Spore possam acessar o conteúdo da mesma Sporepédia. Isso não vai acontecer na primeira onde de spin-offs de Spore, mas a versão para iPhone ode ser atualizada para incluir essa funcionalidade no futuro.

Eu vou adorar quando isso acontecer. Começar a jornada no celular, ir para o Nintendo DS enquanto tô no intervalo da aula e, quando chegar em casa, explorar o espaço quando eu chegar em casa. Ainda tá claro que isso não tá planejado pro Spore Origins e pro Spore Creatures, mas parece algo muito interessante que pode acontecer já com a segunda onda de jogos Spore que deve vir… em breve.

Spore pode atender as expectativas?

CNET:

“[…] Eu acho que será resultado do boca-a-boca e do marketing viral”, disse Sebastian da agência de investimentos Lazard’s Capital. “Será algo que as pessoas vão querer falar sobre com os amigos, e os amigos e familiares vão notar e pensar ‘nossa, eu quero fazer isso também’. É um pouco prematuro dizer se Spore conseguirá fazer isso ou não”.

E até mesmo partes da indústria, como [o repórter da Kotaku, Brian] Crecente que teve a oportunidade de experimentar e ver Spore de perto acham que ainda é muito cedo para dizer se Spore será um sucesso de vendas e terá uma longa linha de expansões que [o CEO da EA, John] Riccitiello imagina.

Eu acho que Spore vai ir bem nas vendas. Eu não acredito que ele tenha o apelo inacreditável de The Sims, mas eu acho que ele vai encontrar um público bem forte. A comunidade já é grande, e o jogo ainda nem foi lançado, e mesmo com toda a polêmica do lançamento do Criador de Criaturas como uma demonstração paga, ele ainda nos surpreendeu em todos os sentidos. Imagina só o que vai acontecer quando Spore for lançado.