Entrevista com Lucy Bradshaw sobre Spore Creatures

Wired:

Em uma DICE de uns anos atrás, eu lembro de ter falado com Will e ele disse que passava a maior parte do seu tempo livre jogando no Nintendo DS. Então parece que ele é um grande fã da plataforma – o que guiou o desenvolvimento dessa versão de Spore?

Bem, o Nintendo DS. Will estava jogando bastante com ele, eu jogo muito no meu Nintendo DS, eu tenho filhos e acho ele bastante portátil. Muitos jogos nele são experimentos de jogabilidade - novas técnicas e novas direções. E eu amo que isso é algo que a plataforma permite, principalmente com a Stylus e com a conectividade online. Então parecia uma plataforma natural para o jogo. A decisão foi criar uma abordagem única de Spore, pensada para o DS. Vamos olhar para essa plataforma e pensar em como podemos oferecer a melhor jogabilidade nela. E nós tinhamos que ser honestos — nós tentamos encaixar tudo ou nos focamos em só uma área?

Então nós decidimos nos focar em só uma área — a fase de “Criatura” do jogo. Então nós falamos, vamos ter certeza de que a gente domine os princípios de Spore. Criatividade — eu não sei se você teve a oportunidade de jogar com o criador de Criaturas; Exploração — como você vai explorar esse mundo e encontrar novas partes para evoluir; Evolução — nós vamos ser uma espécie amigável ou agressiva? No Nintendo DS nós criamos uma espécie de “jornada”, que você precisa encontrar recursos necessários para evoluir o suficiente e conseguir salvar o seu planeta.

Editor de Criaturas será lançado antes de Spore

A EA confirmou que planeja lançar o editor de Criaturas “alguns meses” antes do lançamento de Spore, em setembro.

Vai ser uma espécie de demonstração, e será de graça. O objetivo real desse lançamento é promover conteúdo na Sporepédia. Assim, quando o Spore for lançado, já haverá conteúdo o suficiente para polinizar os mundos do jogo.

A EA não confirmou uma data de lançamento da demonstração.

Novos detalhes sobre as fases de Spore

Depois do anúncio da data de lançamento de Spore ontem, vários sites publicaram entrevistas com o pessoal da Maxis, revelando alguns detalhes adicionais sobre como o jogo vai funcionar e algumas mudanças de jogabilidade que aconteceram desde a demonstração do jogo na Games Convention, ano passado. Aqui vai uma lista compreensível do que foi revelado:

Geral:

  • O editor permite que você grave vídeos de sua criatura e os envie para o YouTube automaticamente.
  • O jogo terá três níveis de dificuldade: fácil, médio e difícil.
  • A Sporepédia será compartilhada entre jogadores no Windows e no Mac, mas não com o DS e Mobile.
  • Você poderá adicionar amigos na Sporepédia. As criações de amigos serão baixadas automaticamente.
  • O editor de Criaturas será lançado de graça alguns meses antes do jogo final.
  • Já estão planejando expansões.
  • As coleções de criações da Sporepédia vão se chamar “Sporecasts”.

Criatura:

  • É possível criar criaturas humanas, mas é bem difícil.

Tribo:

  • Você pode caçar e domesticar outras criaturas.

Civilização:

  • Cidades podem ser econômicas, religiosas ou militares.
  • Para cada cidade e colônia, o jogo vai gerar uma música “hino”. Você também pode editar esse hino através do editor de cidades.
  • Nas fases anteriores a moeda do jogo é DNA, a partir da fase de Civilização é “especiarias”. Uma cidade deve coletar fontes de especiarias para ter dinheiro para comprar veículos e edifícios.
  • Você pode estabelecer rotas comerciais com outras civilizações.
  • É possível roubar uma cidade quando ela está desprotegida.

Espaço:

  • O objetivo final na fase do Espaço é atingir o centro da galáxia.
  • Você pode colonizar planetas e se transformar em um império ou federação, dependendo da sua postura com outras espécies.
  • Existe uma civilização poderosa perto do centro da galáxia, servindo como um “inimigo” final.
  • Planetas vão possuir diferentes cores de “especiarias”, e você pode estabelecer rotas comerciais com outras espécies para ganhar mais tipos de especiarias que possuem valores e raridades diferentes.
  • Ferramentas de terraformação confirmadas: desenhar rios,

Confira as prévias na Wired, Newsweek (aqui e aqui), Joystiq (aqui, aqui e aqui) e IGN.

Revista Wired revela mais informações sobre Spore Creatures e Spore Mobile

A revista Wired publicou uma prévia em que Will Wright guia o jornalista pelas fases de Spore, e revela algumas novidades que estou organizando para publicar logo em seguida. Eles também revelaram mais algumas informações sobre o Spore Creatures para Nintendo DS e o Spore Mobile. Confira:

Spore não está vindo apenas para o PC e Mac. Versões do jogo para Nintendo DS e celulares também serão lançados no dia 7 de setembro.

Claro, tudo foi adaptado para cada versão. O jogo para Nintendo DS se concentrará na fase de Criatura. Você vai criar seus próprios monstros e então enviá-los para o mundo. Você poderá usar os recursos de internet do DS para trocar criaturas com outros jogadores pelo mundo.

A versão para celulares será baseada no estágio de Célula, e você vai nadar por aí devorando outras criaturas em uma versão simplificada da fase do jogo.