Chris Hecker critica o Wii na GDC

O responsável pelo algoritmo de animação do Spore, o desenvolvedor Chris Hecker, fez uma “palestra da fúria” na GDC esse ano onde ele criticou duramente o Wii, chamando-o de “um pedaço de merda”. Ele continuou criticando a Nintendo:

Não é claro se a Nintendo acredita que jogos podem ser uma forma de arte.

Para Hecker, o Wii não tem processamento gráfico o suficiente para fazer os jogos mais inteligentes e inovadores, o que limita a criatividade dos desenvolvedores.

Vale notar que Will Wright discorda disso, tendo dado uma entrevista na DICE mais cedo esse ano justamente elogiando o Wii por ser o primeiro videogame realmente inovador em anos.

Hecker pediu desculpas ontem sobre as declarações contra a Nintendo.

Lançamento de Spore atrasado?

O blog Blue Hedgehog Games postou uma observação sobre a aparição de Will Wright na DICE Summit, em que Will comenta que Spore pode ser adiado para o quarto trimestre do ano fiscal (entre janeiro e abril de 2008).

O blog não tem fonte nenhuma dessa declaração, então é bom ficar com o pé atrás antes de sair no choro.

Spore será lançado em outubro?

O Spore Evolution encontrou um site russo que listou o lançamento de vários jogos pelo ano.

Segundo a lista, Spore será lançado em outubro, em datas próximas à Crysis e SimCity 5.

Isso não é uma notícia totalmente oficial, porque os jogos da EA não são lançados na rússia pela empresa, e sim por uma outra distribuidora chamada SoftClub. Vamos esperar uma confirmação da EA para celebrar.

Entrevista com Will Wright

A revista Popular Science publicou uma revista de oito páginas com Will Wright no seu site. Você pode conferir, em inglês, aqui.

A entrevista não traz muitas informações novas sobre Spore, mas é muito interessante sobre todas as fontes de inspiração de Wright para o jogo, como o programa espacial da União Soviética e robótica.

Will Wright e Spore na DICE 2007

A GameSpy publicou uma prévia de Spore baseado na demonstração de Will Wright para a DICE Summit 07.

Nenhuma informação nova sobre a jogabilidade, mas Will Wright revelou que o jogo antes tinha mais fases baseadas em outros jogos:

  • Microscópio: Tetris
  • Célula: Pac-Man
  • Criatura: Diablo
  • Tribo: Populous
  • Cidade: SimCity
  • Civilização: Civilization
  • Terraformação: SimEarth
  • Espaço: Masters of Orion

Foi anunciado que uma versão para Nintendo DS está em desenvolvimento, mas deve chegar mais tarde (junto com as versões para consoles, provavelmente).