Como é o arquivo de criação compartilhado pelo Spore

Cada criação do Spore pode ser compartilhada através da Sporepédia, o catálogo de criações mundial. Essas criações, que no jogo possuem mais de 1MB de tamanho total, é compartilhado pelos jogadores através de arquivos com aproximadamente 20KB. O desenvolvedor Todd Jones explicou em um artigo recente como são esses arquivos de compartilhamento e porque eles são tão pequenos.

O jogo gera cada uma das criações baseadas em arquivos PNG com especificações em XML que são relativamente pequenos. Com essas informações indexadas pelo motor, é como se o jogo expandisse a criação baseada em cada uma das informações contidas nos arquivos. O arquivo contém quais partes pertencem à criação, bem como o tamanho, a posição, e textura. Quando o jogo termina essa conversão, o som, a animação e a interação da criação são geradas como resultado de cada uma das especificações pré-determinadas. Os desenvolvedores chamam isso de “fermento”, porque é conceitualmente uma série de matérias-primas que vêm no jogo e que, ao serem combinadas e executadas através de uma série de processos de otimização criam algo interessante ao final.

Por exemplo, quando estamos criando uma criatura, o jogo gera um arquivo que indica o tamanho da coluna, as curvas que ela faz, o tipo de pintura, os tons de cores. Tudo indexado em formato de números que indicam facilmente para o jogo como montar cada uma das criaturas. Isso gera, dentro de uma imagem .PNG,  um arquivo com informações indexadas em XML que permitem um tamanho reduzido para compartilhamento.

Comentários

Comentar

Comentários são moderados, então o seu comentário pode demorar um pouco para aparecer no site.

Lembre-se: os comentários seguem as mesmas regras do Fórum. Seja legal e respeite os outros.