Como é o arquivo de criação compartilhado pelo Spore
Cada criação do Spore pode ser compartilhada através da Sporepédia, o catálogo de criações mundial. Essas criações, que no jogo possuem mais de 1MB de tamanho total, é compartilhado pelos jogadores através de arquivos com aproximadamente 20KB. O desenvolvedor Todd Jones explicou em um artigo recente como são esses arquivos de compartilhamento e porque eles são tão pequenos.
O jogo gera cada uma das criações baseadas em arquivos PNG com especificações em XML que são relativamente pequenos. Com essas informações indexadas pelo motor, é como se o jogo expandisse a criação baseada em cada uma das informações contidas nos arquivos. O arquivo contém quais partes pertencem à criação, bem como o tamanho, a posição, e textura. Quando o jogo termina essa conversão, o som, a animação e a interação da criação são geradas como resultado de cada uma das especificações pré-determinadas. Os desenvolvedores chamam isso de “fermento”, porque é conceitualmente uma série de matérias-primas que vêm no jogo e que, ao serem combinadas e executadas através de uma série de processos de otimização criam algo interessante ao final.
Por exemplo, quando estamos criando uma criatura, o jogo gera um arquivo que indica o tamanho da coluna, as curvas que ela faz, o tipo de pintura, os tons de cores. Tudo indexado em formato de números que indicam facilmente para o jogo como montar cada uma das criaturas. Isso gera, dentro de uma imagem .PNG, um arquivo com informações indexadas em XML que permitem um tamanho reduzido para compartilhamento.
Comentários