Ferramentas para o Spore

Nessa página você encontra links para o download das ferramentas de modificação e de desenvolvimento do Spore. Você pode usá-las para modificar o jogo ou criar serviços web através da API de desenvolvimento.

O Esporo não se responsabiliza pelos efeitos que modificações feitas com essas ferramentas possam causar no seu jogo.

Nota: Você precisará de um aplicativo como o 7-Zip para descompactar os arquivos.


APIs

O Spore API permite que você acesse dinamicamente as informações de criações e sporecasts da Sporepédia para criar serviços web (as estatísticas na barra lateral da página inicial do Esporo são um exemplo de uso da API, por exemplo).

Faça o download dos exemplos de scripts da API:

⬇ Exemplos em Flash (TAR 200.95kb)

⬇ Exemplos em Python (TAR 67kb)

⬇ Exemplos em Processing (TAR 20.42kb)

⬇ Exemplos em PHP (TAR 24.32kb)

⬇ Exemplos em Mathematica (TAR 4.94kb)


SporeModder FX

⬇ SporeModder FX 2.1.2 (ZIP 19.6mb)

O SporeModder FX é a ferramenta mais avançada para criar modificações do Spore. Ela ainda está em constante desenvolvimento no GitHub.

Recursos:

  • Editor de texto avançado com realçe de sintaxe, diagnóstico de erros, auto-completar, etc.
  • Um modelo de formato de texto que permite visualizar os arquivos utilizados pelo Spore.
  • Um editor de interface do Spore que permite que você altere ou crie novos elementos de interface para o Spore.
  • Um visualizador de imagens e texturas que pode ser utilizado para visualizar as imagens e texturas usadas no Spore.
  • Um visualizador de modelos para visualizar as partes e modelos usados no Spore.

Spore ModAPI

O Spore ModAPI é uma ferramenta de criação e gerenciamento de modificações complexas, criadas por Emd4600 do fórum DavoOnline. Ela precede o SporeModder FX.

Para criar mods com o ModAPI, é necessário fazer o download do kit de desenvolvimento:

⬇ Spore ModAPI Development Kit 2.3.1 (ZIP 29.3mb)

Para instruções de como instalar o kit de desenvolvimento, confira a página do ModAPI.

Para instalar e desinstalar mods criados com o ModAPI, você precisa do Spore ModAPI Launcher:

⬇ ModAPI Launcher (TAR 1.8mb)

O ModAPI Launcher permite que você selecione os arquivos .sporemod e gerencie a instalação de pacotes de modificações. É necessário ter a última versão do Spore e do Aventuras Galácticas para instalar modificações com o ModAPI.


SporeMaster 2

⬇ SporeMaster 2 (TAR 9.42mb)

SporeMaster é uma ferramenta experimental que permite desenvolver mods sem manipular diretamente os arquivos do jogo como o SporeEdit. Foi a ferramenta mais popular para criar mods entre 2008 e 2017.

Recursos do SporeMaster:

  • Extrair arquivos .package e conversão automática de arquivos .prop para .xml.
  • Criação de arquivos .rw4, permitindo a criação de partes personalizadas.
  • Nomenclatura melhor das propriedades em arquivos XML.
  • Visualização de modelos e imagens, permitindo a criação melhor de partes personalizadas e recursos da UI.

Você precisa do .NET Framework 3.5 para usar o SporeMaster 2. Baixe ele no site da Microsoft.


SporeEdit 1.8

⬇ SporeEdit 1.8 (TAR 157.53kb)

Criado por [CE]Eradicator em setembro de 2008, o SporeEdit foi a primeira ferramenta de modificação do Spore.

O SporeEdit permite:

  • Extrair arquivos .package
  • Procurar por elementos e recursos nos arquivos do jogo
  • Converter os arquivos .prop para .xml

A última versão do SporeEdit foi lançada em 26 de setembro de 2008. Ela ainda é a ferramenta mais rápida para extração de arquivos .package, mas não foi atualizada para as versões mais recentes do jogo.