Manutenção do Spore (21 de maio)

Atualização (14h): A manutenção foi concluída, os serviços online de Spore estão disponíveis novamente.


Notícia original:

Os recursos online de Spore e o spore.com estarão indisponíveis a partir das 13h hoje para uma manutenção. Você ainda pode jogar, mas o compartilhamento de criações e os recursos sociais da Sporepédia vão estar indisponíveis durante a manutenção.

A EA_Mai não deu uma duração prevista para essa manutenção, então vamos ficar de olho hoje de tarde para qualquer atualização.

Feliz 10 anos, Spore!

Há 10 anos (e três dias), Spore era lançado. Depois de três anos de espera e muita, mas muita expectativa, o último jogo de Will Wright finalmente chegava às lojas.

Aqui no Brasil o jogo foi lançado dois dias antes, em 5 de setembro, e a minha caixinha chegou no mesmo dia. A Edição Galáctica, como se chamava a edição especial do jogo, era o meu presente de aniversário e de natal daquele ano. Eu não lembro de ter ficado mais empolgado antes ou depois do momento em que eu finalmente coloquei o disco do jogo no meu computador, instalei e a galáxia abriu pela primeira vez. Emoção pura, e a memória desse momento é o que ainda me faz visitar o Spore nesses dez anos. Eu escrevi um pouco mais sobre o porquê dele ser meu jogo favorito no meu blog.

Nesses dez anos muita coisa mudou. O design do Esporo mudou umas 300 vezes, inclusive. Mas os jogos mudaram muito desde então. Desde o modo como compramos jogos até onde jogamos jogos. Spore, querendo ou não, é um retrato de um período de transição da indústria. Mesmo assim, é o jogo mais ambicioso que eu já joguei e que eu me deparei desde então. E eu sou extremamente feliz por poder compartilhar dele, jogar ele e manter esse espaço vivo, mesmo sem notícia por anos a fio.


E não somos apenas nós, jogadores e criadores, que estamos comemorando essa data especial. A equipe de Spore, que se desfez quando a Maxis acabou em 2015, se reuniu ontem para celebrar o aniversário do seu maior projeto até então!

Equipe de Spore celebrando o décimo aniversário do jogo

Meus sinceros agradecimentos a esse pessoal por ter criado esse jogo tão especial pra mim, e meu muito obrigado a você, que mantém o interesse desse jogo vivo e visita o Esporo as vezes. Ele está no ar para você.

Vamos celebrar esse dia especial com uma foto da equipe do Spore no dia 7 de setembro de 2008?

Equipe de Spore celebrando o lançamento de Spore em 2008

Um feliz aniversário, Spore. Meu jogo favorito de todos. Que a gente celebre várias outras criações e aventuras nesses próximos dez anos.

Sporum será desativado em 15 de agosto

A Electronic Arts e a Maxis irão “migrar” a comunidade oficial de Spore, o Sporum em 15 de agosto.

A partir de 15 de agosto, o Sporum será posto em um modo somente leitura, não sendo possível acessar sua conta e criar/responder posts. Eventualmente, após um período de tempo prolongado, o Sporum será desligado e ficará inacessível.

Os membros ainda ativos no Sporum estão sendo incentivados a irem para os novos fóruns do Spore dentro da Central de Ajuda da EA: nenhum conteúdo será migrado para o novo fórum; o Answers HQ para Spore é pequeno — não tem nem metade do número de sessões do Sporum — e os membros não parecem muito confortáveis com as limitações do sistema que a EA usa. Há um movimento para procurar uma alternativa ou criar um Sporum alternativo para a comunidade continuar unida. Por enquanto há um tópico criado pelos moderadores com o que acontecerá a seguir com a comunidade.

É triste ver o Sporum acabando justamente tão próximo do aniversário de uma década do jogo. Jogadores ainda ativos no Sporum estavam empolgados com a possibilidade de criar concursos de aniversário entre outras celebrações. Os projetos agora estão pausados para a comunidade decidir para onde ir.

O Esporo continua com o seu fórum ativo. Se você precisar de ajuda ou se quiser participar da comunidade brasileira do jogo, nós sempre estaremos aqui.