Fóruns de Spore saem do ar para manutenção

Atualizado: Baza acabou de anunciar o retorno totalmente operacional dos Sporums.

Os Sporums (fóruns oficiais do Spore) foram tirados do ar hoje pelo operador de serviços MaxisBazajaytee para mover para os novos datacenters da Maxis. Essa é uma das etapas da manutenção de serviços que Spore está passando desde o dia 16.

O site oficial, a Sporepédia e os serviços em jogo do Spore continuam fora do ar, sem previsão para retorno.

Serviços online do Spore estarão indisponíveis por tempo indeterminado

Os serviços online de Spore, que incluem a Sporepédia, a página Meu Spore e os sporecasts, estarão disponíveis por tempo indeterminado a partir de hoje. O motivo, o operador de serviços MaxisBazajaytee argumenta, é que uma migração de dados será realizada em todo o conteúdo dos servidores do jogo para servidores mais recentes.

Isso implica na impossibilidade de fazer login no jogo Spore, bem como compartilhar e baixar criações. O jogo continua jogável além dessas restrições (eu não sei quanto a realizações, mas possivelmente elas não serão sincronizadas agora com seu perfil e ficarão na fila para serem sincronizadas assim que possível). O site oficial e a Sporepédia também estão fora do ar (atualmente, ambos redirecionam pro Sporum, que continua no ar).

Segundo Baza, essa manutenção se faz porque está na hora de migrar os servidores de Spore, uma operação que está sendo realizada gradualmente há meses e agora será finalizada. Essa migração começou em março, com o desligamento do estúdio da Maxis em Emeryville.

Nós iremos avisar quando os serviços voltarem ao ar. Não há previsão ainda para o retorno.

Criações em Destaque na Sporepédia voltará a ser atualizada

A seção “Criações em Destaque” na Sporepédia voltará a ser atualizada nas próximas semanas.

MaxisBazajaytee, o operador de serviços de Spore, anunciou o reativamento da seção hoje, junto com o anúncio da manutenção. Ele está pedindo sugestões no tópico para os próximos destaques.

“Criações em Destaque” deixou de ser atualizada em meados de 2010, quando MaxisKane sumiu dos Sporums com o lançamento de Darkspore.

Lucy Bradshaw promovida a vice-presidente da EA

Com a mudança de CEO da Electronic Arts na última semana, uma mudança no quadro de presidentes e chefes está acontecendo. Lucy Bradshaw, antes gerente geral da Maxis Emeryville, agora foi promovida a vice-presidente da Electronic Arts. No cargo dela assume Patrick Buechner, ex-DICE.

Bradshaw estava na Maxis desde 1997, e foi a produtora executiva de The Sims, The Sims 2, Spore e de SimCity 4. Com a polêmica no lançamento do novo SimCity, supôs-se que o “desaparecimento” dela teria sido uma demissão. Ainda bem que não é o caso.

Dois novos protótipos: Espaço e SPUG

Essa semana teve SporeDay, e a Maxis lançou dois novos protótipos:

Espaço: O jogador explora uma galáxia de estrelas com sua espaçonave, descobrindo novos mundos para terraformar e colonizar, além de encontrar espécies alienígenas com as quais pode fazer amizade ou entrar em guerra.

Colônias bem-sucedidas proporcionam mais recursos e renda para o jogador, que pode, então, investir esses ganhos em pesquisas tecnológicas. Tecnologias avançadas permitem que o jogador possa terraformar, colonizar, guerrear e explorar com maior eficiência.

SPUG: O SPUG é um protótipo de jogabilidade para o estágio de Criatura do Spore.

O jogador controla um avatar em um terreno planetário simples, onde pode caçar suas presas, fugir de seus predadores, alimentar-se, descansar e desenvolver suas habilidades.

Não há nenhuma limitação para o desenvolvimento de habilidades, mesmo que seja trapaceando. Esta ferramenta foi desenvolvida para oferecer aos designers a oportunidade de explorar as diferentes economias possíveis para o estágio de criatura, então as limitações de desenvolvimento são auto-impostas.

Você pode baixá-los na nossa central de downloads