1Up entrevista Soren Johnson

O 1Up publicou uma entrevista com Soren Johnson, desenvolvedor de Spore que veio da equipe do jogo Civilization IV ano passado, quando o jogo foi atrasado por um ano.

1UP: Ok, vamos voltar um pouco. O que tinha em Spore que fez você querer sair da Maxis? Trabalhar com Wright atraiu você? Ou foi o jogo em si?

SJ: Sim, os dois são bem legais. Mas eu achei que Spore é um dos poucos produtos que está querendo mudar como os jogos são feitos. Eu acho que a indústria dos jogos está sofrendo com o tamanho dos times. É difícil de ter uma noção do que você está trazendo para um projeto, e inevitavelmente a habilidade de fazer alguma mudança ou iteração quando você tem times de 100, 150 ou 200 pessoas acaba sendo muito pequeno. Quer dizer, Spore é um projeto com uma equipe de cerca de 100 pessoas, mas é basicamente dividido em grupos pequenos já que são todos esses estágios diferentes. E basicamente metade do crescimento dos times na indústria vem da necessidade de criar muito conteúdo. Especialmente para desenvolvedores que não abraçam a possibilidade de aleatorizar as coisas, ter um pouco de conteúdo aleatório. Então, você precisa criar toda essa arte e personagens e histórias e tramas e todo o resto. Eu não sei como empresas como a BioWare conseguem fazer isso. Eu sempre fico impressionado. Desenvolvedoras como a Firaxis acreditam que, se você tem esses pedaços que se encaixam de formas diferentes — uma certa estrutura com alguns elementos aleatórios — então o jogo vai se formar a partir daí. E você pode jogar de várias formas diferentes. Então um jogo como Pirates ou Civ não tem esse estilo grandioso de histórias da BioWare mas, para mim, isso não tira a vantagem do que os computadores fazem de melhor. E Spore parece um projeto muito interessante porque está tentando lidar com essa questão diretamente, dizendo “Por que você precisa desse arquivo de arte?” Nós podemos ter uma grande explosão de conteúdos sem um grande time de artistas — é uma escolha muito, muito interessante.

EA começa a alertar jogadores que criam criaturas pornográficas no Criador de Criaturas

Pode até ser engraçado nas primeiras vezes que você vê, mas quando você começa a encontrar na Sporepédia e em outros sites competições de quem cria o maior pênis no Criador de Criaturas começa a cansar, e rápido. E agora a EA começou a agir, alertando jogadores que criaram crições explícitas que, se continuarem com essas práticas, podem vir a serem banidos.

Quem noticiou isso foi uma repórter da revista PC Gamer, Kristen Salvatore:

Hello,
Your Electronic Arts account has been flagged for violating the Electronic Arts Inc Terms of Service. We believe that the violation or behavior is serious enough to bring to your attention as it may impact your future access to the service.

Violation:
<Violation: Inappropriate Content –Creature < Asset Name:Boobalicious>

Understanding the EA Terms of Service is extremely important, should you have any general questions or concerns please review the Terms of Service. Should you then need additional assistance, or wish to appeal a violation, you can contact us.

Sincerely,
Customer Support
Electronic Arts, Inc.
EA.com Customer Relations

Desenvolvedor do sistema de animações do Spore quer exemplos de criaturas com animações quebradas

Chris Hacker, o desenvolvedor responsável pelo sistema de animações processuais do Spore, quer a sua ajuda. Se você visitar a página Meu Spore dele, você vai encontrar uma criatura que serve como “mensageiro”. Ele quer que você adicione a tag “breakprocanim” se a sua criatura tiver uma animação quebrada ou erros na animação.

Por favor, adicionem a tag “breakprocanim” nas criaturas que possuem uma animação ruim para que a gente possa encontrá-las. Por “ruim”, eu quero dizer animações que pulam, membros que se atravessam, e estranhezas extremas, partes que voam, pegadas estranhas, e esse tipo de coisa… mas não penetração intra-criatura/colisão/corte, isso quer dizer que pernas podem entrar uma na outra, etc. Você não precisa enviá-las para nós ou comentar nesse cara para reportá-las. Nós vamos procurar no banco de dados pela tag “breakprocanim”. Obrigado!

Que bacana que os desenvolvedores estào pedindo ajuda para os jogadores. Certamente, isso vai ajudar que as criaturas vão funcionar ainda melhor no Spore quando ele for lançado em setembro.

Página de Spore no Facebook está no ar

Se você é um usuário do Facebook, você já pode curtir a página de Spore por lá. A página do Spore permite que você adicione suas criaturas no seu perfil, além de deixar você atualizado com as notícias e a galeria de imagens. Eu não tenho muita certeza de como isso funciona porque eu não uso o Facebook.

Anúncio: Mais de 250 mil criaturas criadas e compartilhadas com o Spore: Criador de Criaturas

EA Brasil:

A contagem regressiva para o lançamento de Spore começa com jogadores enviando mais de duas criaturas por segundo.

Redwood City, Calif. — Não estamos sozinhos na galáxia! Maxis, um estúdio da Electronic Arts, Inc., anuncia hoje que fãs criativos e curiosos de Spore criaram e compartilharam mais de 250 mil formas de vida alienígena desde o lançamento do Criador de Criaturas do Spore ontem — atualmente, mais de duas criaturas estão sendo compartilhadas por segundo! Qualquer pessoa pode baixar sua própria cópia do Criador de Criaturas do Spore ou ver as milhares de criaturas incríveis criadas em todo o mundo na Sporepédia em www.spore.com.

“A resposta do Criador de Criaturas do Spore está sendo avassaladora”, disse Lucy Bradshaw, produtora executiva de Spore na Maxis. “A criatividade e a paixão que a comunidade está colocando em suas criaturas é espetacular. O time de desenvolvimento passou as últimas 24 horas conferindo as criaturas incríveis sendo enviadas de todos os cantos do mundo — com um ponto em que mais de mil criaturas estavam sendo enviadas por minuto”.

O Criador de Criaturas do Spore é um produto independente e uma caixa de brinquedos criativa onde os jogadores podem criar suas criaturas únicas, trazê-las à vida com animações engraçadas, e compartilhá-las online com amigos ao redor do mundo. A versão completa do Criador de Criaturas do Spore está disponível por R$ 29,90 nas lojas de varejo ou visitando www.spore.com. Uma versão de avaliação gratuita do Criador de Criaturas do Spore também está disponível em www.spore.com.

O Criador de Criaturas do Spore permite aos jogadores criarem suas próprias criaturas, fazer um test drive, tirar fotos e fazer filmes delas. Compartilhar fotos ou vídeos com amigos é tão fácil quanto o clique de um botão. Os jogadores também podem compartilhar suas criações com outras pessoas enviando para a Sporepedia em www.spore.com. A Sporepédia é um destino on-line extraordinariamente vasto onde as pessoas em todo o mundo podem pesquisar e compartilhar criações do Spore, comentar os designs de outros jogadores, ver criações de criaturas de celebridades e muito mais.

O Criador de Criaturas do Spore é classificado como Não Recomendado para menores de 10 anos pelo ClassInd. A versão demo para download é gratuita. A versão completa tem um preço sugerido de RS$ 29,99 no Brasil. Spore chegará para o PC, Mac, Nintendo DS e telefones celulares em 5 de setembro de 2008. Visite o site www.spore.com para baixar uma versão gratuita do Criador de Criaturas do Spore, inscrever-se na newsletter de Spore ou conferir as novas capturas de tela e vídeos do jogo.