Esporo completa 14 anos

É difícil de acreditar que eu tô escrevendo um post celebrando os 14 anos de um blog que eu criei na quinta série do ensino fundamental. Hoje o Esporo é mais velho do que eu era quando criei ele, e tô muito feliz de estar aqui celebrando mais um aniversário com a comunidade de jogadores de Spore pelo Brasil todo.

Pra celebrar esse aniversário, eu passei os últimos meses me dedicando a um redesign completo do site. Ele é muito mais moderno, mas também mantem uma estrutura conhecida — ele é baseado no mesmo design que o Esporo teve entre 2009 até 2015, mas ele tá reorganizado e tudo está mais fácil de acessar.

Eu também tô numa força tarefa para trazer todo o histórico de notícias que a gente tinha nos blogs do Blogger, Windows Live Spaces e no WordPress para o site atual. São mais de duas mil notícias somando essas três fontes, e eu tô importando uma a uma para o site enquanto atualizo links e vídeos (e apago links quebrados pra evitar de vocês clicarem em algo errado no meio do trabalho ou da aula). Eu também reestruturei todas as páginas de downloads, e você vai encontrar aquela ferramenta que você precisa. Por enquanto temos o arquivo de notícias completo de 2005 até julho de 2008. Ainda tem mais ou menos onze anos de notícias para importar, mas o maior peso do trabalho fica mesmo em 2008 e 2009, quando quase metade de todas as notícias foram publicadas no site.

Mais algumas novidades também! O Fórum Esporo também está de cara nova e foi todo reorganizado. São menos seções de discussão, mas com as tags eu acredito que você vai conseguir encontrar tudo muito mais rápido. Também criamos um serviço para desenvolvedores, o Esporísticas, que dá acesso às estatísticas da Spore API (nós vamos documentar como o Esporísticas funciona em breve). Eu também comecei a reorganizar o Guia Galáctico do Esporo para disponibilizar na web — uma wiki dedicada inteiramente ao Universo Spore.

É isso. Parabéns ao Esporo! São 14 anos e espero que tenham vários outros aniversários por vir.