Spore com 75% de desconto na GOG

A coleção completa de Spore está com 75% de desconto na GOG durante a promoção “De volta aos anos 2000”. A coleção sai por R$ 36,59. Clique aqui para ir pra página do jogo na loja.

Essa é uma ótima oferta para você que está voltando ao jogo e precisa de uma nova cópia. A coleção completa inclui o pacote de partes Medonhas & Fofinhas e o pacote de expansão Aventuras Galácticas. A versão distribuída pela GOG não vem com DRM e é a melhor forma de você adicionar modificações ao seu jogo.

Para usar os recursos online, eu recomendo que você leia nosso guia sobre como ativar seu jogo com sua Conta EA e ter acesso ao MeuSpore e à Sporepédia.

A promoção “De volta aos anos 2000” termina no dia 16 de outubro.

Apresentando o novo Discord do Esporo

O Esporo recebeu um pico de atenção nesses últimos dias depois da notícia sobre o novo Time Spore na EA. Um dos pedidos feitos foram para que a gente reabrisse um servidor no Discord, então aqui vai ele. Vamos tentar de novo!

Acesse o novo Discord do Esporo aqui!

Ao invés de criarmos vários canais de conversa, optei por criar apenas dois: um para discussões gerais sobre Spore, e um para o compartilhamento de criações no jogo. Se o servidor crescer e as conversas começarem a se embrenhar em tópicos específicos, podemos criar novos canais.

O Fórum não deve ser descontinuado. Eu ainda acho importante ter um lugar que mantém um histórico de conversas que são fáceis de navegar e de buscar. A proposta do Discord é para conversas mais rápidas mesmo. Espero que essa experiência seja bacana.

Nos vemos lá!

Novo evento: SPORETOBER 2024

Nem acredito que temos notícias por aqui nos últimos dias!

O usuário Titaniite no Discord oficial começou um novo evento: SPORETOBER 2024. A cada dia do mês de outubro, você deve compartilhar uma criação com a tag Sporetober2024 na Sporepédia para cada um dos temas abaixo. Titaniite vai adicionar todas as criações participantes no sporecast do evento.

Imagem de divulgação do evento, com regras que serão descritas abaixo.

Os temas são (com seus respectivos dias):

  1. Cego
  2. Assimétrico
  3. Inorgânico
  4. Parasítico
  5. Crescido demais
  6. Simbiótico
  7. Sem membros
  8. Híbrido
  9. Anfíbio
  10. Cryptids
  11. Pré-histórico
  12. Futurista
  13. Humanoide
  14. Ártico
  15. Mitológico
  16. Angelical
  17. Demoníaco
  18. Monstro do pântano
  19. Fantasmagórico
  20. Dracônico
  21. Camuflagem
  22. Kaiju
  23. Cult
  24. Gelatinoso
  25. Armado
  26. Cristalino
  27. Feito pelo homem
  28. Vibrante
  29. Invertebrado
  30. Abissal
  31. Excêntrico

Spore ganha um novo time na EA, e uma comunidade oficial do Discord

Depois de mais de uma década, a EA anunciou um novo time para cuidar da manutenção de servidores do Spore dentro da Maxis e, de quebra, abriu uma comunidade oficial do jogo no Discord.

Depois que o Sporum foi desativado em 2018, a presença de Spore dentro da EA diminuiu significativamente, existindo apenas com o suporte básico do jogo e dos servidores, que continuam ativos desde 2008 e atualizados pela última vez em 2017.

Agora, no último dia 30 de setembro, a EA anunciou que um novo time de desenvolvedores foi alocado para cuidar da manutenção tanto dos servidores quanto da comunidade. Embora não tenhamos informações sobre o tamanho real do time, duas representantes foram apresentadas: @RogueLyeshal, gerente de produto para Spore; e @Rei, uma das artistas do novo time.

No post de anúncio no novo Discord, os desenvolvedores deixam claro que nenhuma continuação está sendo desenvolvida para Spore, nem a criação de novos conteúdos, estágios ou editores. Atualmente, o plano do time é atualizar a infraestrutura dos serviços online como a Sporepédia e a Página Meu Spore (e, possivelmente, o Spore.com); e entrar em contato com as comunidades existentes do jogo no Discord, no Twitch e no YouTube. Esperamos que eles nos notem por aqui! :D

Além da atualização de certificados dos servidores, a equipe parece querer se focar em arrumar o processo de cadastro de novos jogadores no Meu Spore (atualmente, você não pode se cadastrar se compra o jogo na Steam), e confirmaram que os servidores de Spore devem estar online por pelo menos 3 ou 5 anos. O jogo não será encerrado nesse tempo.

Enfim, ótimas notícias para o Spore atualmente! O jogo completou 16 anos no último dia 5 de setembro. Isso vem junto com a reestruturação da linha The Sims dentro da Maxis, tornando o The Sims 4 um jogo-serviço (algo que eu imagino que seja o intuito com Spore), e revivendo a franquia MySims. Não duvido nada que ouviremos sobre um novo SimCity em breve também.

Como instalar e jogar Spore no macOS Ventura

Embora Spore não esteja disponível no Mac desde a versão Catalina, que removeu suporte a programas de 32 bit do sistema operacional, o jogo esteve disponível desde então a partir do projeto Porting Kit. Infelizmente, essa versão apresenta vários problemas gráficos nos terrenos do planeta.

Recentemente, eu consegui instalar o Spore no macOS Ventura (em um Mac usando o processador M1) usando o D9VK, um projeto que traduz a biblioteca do Direct3D 9 (usado pelo jogo) para o Vulkan — e, então, usando o Wineskin para “empacotar” o jogo e as bibliotecas de tradução necessárias em um aplicativo para o macOS. Vou ensinar vocês a fazerem isso.

O que você vai precisar:

1. Instalando e configurando o Winery

O Wineskin Winery é um programa desenvolvido por [Gcenx] que “empacota” o Wine, uma biblioteca que traduz instruções Windows para sistemas UNIX (como o macOS e o Linux) em um aplicativo do Mac, junto com alguns recursos extras que facilitam a instalação de dependências.

Primeiro, você precisa instalar o Homebrew, um gerenciador de pacotes para o macOS. Eu vou dar as instruções abaixo, mas você pode lê-las e conhecer mais sobre o projeto no site oficial.

Para instalar o Homebrew, abra o aplicativo Terminal e cole o comando abaixo:

/bin/bash -c "$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/Homebrew/install/HEAD/install.sh)"

O script vai pedir permissão para você, então você precisa digitar a senha do seu usuário. Depois da instalação, você será instruído a adicionar o brew em seu $PATH. Para isso, execute esse comando:

(echo; echo 'eval "$(/opt/homebrew/bin/brew shellenv)"') >> ~/.zprofile    

Com isso, o Homebrew estará configurado no seu Mac. Agora, feche o Terminal e abra-o de novo para “ativá-lo”. Agora podemos instalar o Wineskin Winery com o comando abaixo:

brew install --cask --no-quarantine gcenx/wine/wineskin

Você verá o Wineskin Winery aparecer no seu Launchpad e na pasta de aplicativos. Você pode abrí-lo, e verá uma tela semelhante a essa:

Captura de tela do aplicativo Winery

Talvez você não tenha uma engine nem um wrapper listado. Isso é normal.

Clique em Install (ou Update) Wrapper para criar um wrapper (precisa ser, no mínimo, Wineskin-3.0).

Clique no símbolo de +. Escolha WS12WineCX64Bit23.7.1-2 (ou qualquer versão WineCX mais recente).

Agora, selecione a engine que você selecionou na lista, e clique em Create New Blank Wrapper. Digite o nome do aplicativo que você quer dar (pode ser SPORE.app ou qualquer outro) e confirme.

O Winery vai criar seu aplicativo. Aguarde o processo ser concluído e, então, clique em View Wrapper in Finder. O Finder vai abrir com o seu aplicativo (se você quiser, pode visitar {Sua Pasta de Usuário} → Applications → Wineskin, e seu aplicativo estará lá).

Clique no aplicativo duas vezes para abrir.

2. Configurando o Wineskin

O Wineskin apresentará quatro botões:

Captura de tela do Wineskin com quatro botões

Clique em Winetricks.

Captura de tela do aplicativo Winetricks

Uma janela com uma barra de busca e uma lista com várias bibliotecas vão exibir. Busque e selecione as seguintes bibliotecas:

  • corefonts
  • d3dcompiler_43
  • d3dcompiler_47
  • d3dx9
  • d9vk
  • dxvk

Importante: se você optar por instalar o Spore através do Origin/EA app, busque e selecione origin.

Clique em Run e aguarde o download e a implementação das bibliotecas no seu pacote do Wine.

Quando terminado, feche a janela. O Wineskin abrirá novamente com as quatro opções.

3. Instalando o Spore

As instruções nessa etapa divergem dependendo de onde você vai instalar o jogo.

Se você for instalar pela GOG:

  1. Vá para sua biblioteca de jogos e procure por SPORE Collection. Clique na seta ao lado do jogo, e escolha a opção View Downloads.
  2. Em Download Offline Backup Game Installers, faça o download das três partes do instalador. Aguarde o download de todas elas acabar.
  3. Volte para o Wineskin e selecione a opção Install Software.
  4. Clique em Choose Setup Executable e navegue até sua pasta de Downloads.
  5. Selecione o arquivo executável, setup_spore_3.1.0.22_(10834).exe.
  6. Siga os passos da instalação e aguarde ela concluir.
  7. Quando a instalação terminar, feche o instalador. Não inicie o jogo ainda.
  8. O Wineskin vai pedir para você selecionar o arquivo executável do jogo. Selecione language_setup.exe.
  9. A janela de configurações avançadas vai ser exibida. Clique em Test Run.
  10. O seletor de idiomas vai ser exibido. Selecione Português (Brasil) e clique em Salvar alterações.
  11. A janela de configurações avançadas do Wineskin vai ser exibida novamente.
  12. Um alerta perguntando se você quer ver os logs da execução. Você pode responder que não.
  13. Na aba Configuration, clique em Browse.
  14. Uma janela com os conteúdos do pacote do Wine será exibido. Navegue para Shared Support → prefix → drive_c → Program Files (x86) → GOG Games → SPORE Collection → SporebinEP1 e selecione Sporebin.exe

Se você for instalar pela Origin:

  1. No Wineskin, clique em Advanced.
  2. Na aba Configuration, clique em Browse.
  3. Uma janela com os conteúdos do pacote do Wine será exibido. Navegue para Shared Support → prefix → drive_c → Program Files (x86) → Origin e selecione Origin.exe
  4. Clique em Test Run
  5. O Origin vai iniciar. Entre com sua conta da EA e instale os seus jogos.
  6. Prefira instalar na seguinte ordem:
    1. Spore
    2. Spore: Pacote de Partes Medonhas e Fofinhas
    3. Spore: Aventuras Galácticas
  7. Deixe o instalador do Origin terminar de configurar tudo.
  8. Quando a instalação do último jogo acontecer (seja Spore ou Aventuras Galácticas), clique na capa dele com o botão direito e selecione Propriedades.
  9. Desmarque a opção Origin no Jogo e feche a janela. Depois, encerre o Origin.
  10. A janela de configurações avançadas do Wineskin vai ser exibida novamente.
  11. Um alerta perguntando se você quer ver os logs da execução. Você pode responder que não e encerrar o Wineskin.

4. Melhorando os gráficos

Antes de iniciar o Spore, vamos adicionar suporte a efeitos gráficos avançados à GPU dos processadores da Apple.

Baixe o spore_graphics_fix.zip e descompacte-o.

Procure seu aplicativo gerado pelo Winery no Finder. Ele geralmente está em {Pasta de Usuário} → Applications → Wineskin.

Clique com o botão secundário no aplicativo e escolha Mostrar conteúdo do pacote.

Navegue para SharedSupport → prefix → drive_c → Program Files (x86).

Se você instalou o jogo pela GOG, continue em GOG Games → SPORE Collection. Se você instalou pela Origin, continue em Origin Games → Spore.

Abra uma nova aba do Finder, vá na sua pasta de Downloads e copie os dois arquivos descompactados, ConfigManager.txt e Properties.txt.

Na aba com a pasta de instalação do Spore, navegue para Data → Config e cole os dois arquivos, substituindo os originais.

Faça o mesmo para DataEP1 → Config (no GOG) ou na pasta Data → Config da instalação do Aventuras Galácticas (na Origin).

Pronto, seu jogo estará com efeitos gráficos avançados ativado.

Agora é só voltar executar o Spore pelo Launchpad e se divertir! Recursos como a Sporepédia e a página Meu Spore estão disponíveis se você fizer login com sua conta EA.

Spore executando no macOS Ventura