Spore e… o giz de cera

Chaim Gingold, o desenvolvedor responsável pelo Criador de Criaturas do Spore, deu uma palestra chamada “Giz de cera mágico: Spore e além” no Festival de Jogos Holandês.

O Gamasutra fez uma visão geral do evento, e tem muita coisa interessante:

Enquanto detalhava o processo de design por trás do editor de criaturas, Gingold disse “eu penso nele como Missão Impossível. Você tem que chegar lá e roubar o queijo”. Em outras palavras, existem parâmetros difíceis, e os designers precisaram encontrar maneiras de contornar cada um desses obstáculos.

E eles tinham objetivos desde o início. “Nós queríamos que o resultado de tudo o que fosse feito nesse editor fosse muito bom”, Gingold lembrou. Tudo o que você quisesse fazer, ele disse, você deveria conseguir fazer com facilidade — sem frustração. “Tinha que ser empolgante e interessante”.

Spore resolveu um problema principal, disse Gingold, com seu sistema de animação. Mas não era fácil. “Quatro anos atrás, existia muito vai e volta entre os times de arte e animação”.

Além de problemas óbvios com a animação e a arte, também havia o problema do tamanho. Compressão era importante porque as criaturas de Spore tinham que ser pequenas o suficiente para poderem ser enviadas pela rede, e pequenas o suficiente para serem baixadas no jogo. “Os dados são menores que o tamanho de uma miniatura de uma imagem”, disse Gingold, “a imagem é 20k, a criatura é 4k. Isso é incrível”.

“O editor de criaturas seria o primeiro que as pessoas iam usar em Spore, mas também o mais difícil. Os outros foram mais fáceis”, ele disse, explicando o processo de desenvolvimento.

Análise do Criador de Criaturas na Eurogamer

Eurogamer:

Se você tem qualquer interesse em videogames, você deveria pelo menos experimentar a demonstração. Vai desapontar algumas pessoas - e eu vou explicar logo mais — mas esse é simplesmente uma das tecnologias mais avançadas nos jogos nesse momento. Fazer o que ele faz naturalmente quase que subestima a sua grande realização: ele simplesmente funciona. A diferença entre a demonstração e a versão completa é que você vai ter muito mais partes para construir sua criatura. Escrevendo isso me faz questionar os motivos de pagar por ele. Se tudo isso vai estar no jogo eventualmente, e você pode ter um gostinho de graça… por que pagar?

Guia gratuito do Criador de Criaturas

A Prima Games disponibilizou gratuitamente o seu guia de 30 páginas do Criador de Criaturas, e está repleto de dicas e descrições completas de cada parte do jogo e como você pode usar elas para criar coisas realmente únicas, adicionando partes em cima de outras partes ou como criar membros complexos. Vale muito a pena baixar e dar uma olhada.

Você pode fazer o download direto no site da Prima Games. Se o arquivo sair do ar, você também pode baixar pelo nosso mirror, clicando aqui.

Confira também a nossa novíssima página de Downloads!

Sporepédia alcança 1 milhão de criaturas!

A Electronic Arts anunciou hoje que a Sporepédia conseguiu mais um grande feito: em menos de uma semana no ar, o catálogo de criações do Spore já atingiu a marca de um milhão de criaturas enviadas para os servidores pelo Criador de Criaturas:

A milionésima criatura de Spore

A milionésima criatura é Sapiusgeenus, criada pelo usuário FlamingChidori. Você pode baixar ela aqui.

EA:

Os Jogadores Testam os Limites de Sua Imaginação, Criando Criaturas Impressionantes, das mais Realistas às mais Fantásticas

A Internet foi invadida por peras com pernas, dragões gigantes e alienígenas de formas tão variadas e diferentes, sendo impossível de descrevê-los! A Maxis, um estúdio da Electronic Arts, Inc (Nasdaq: ERTS), anunciou hoje que os fãs de seu novo título criaram e compartilharam mais de um milhão de criaturas, usando o Criador de Criaturas do Spore na primeira semana de seu lançamento. Qualquer pessoa pode fazer o download da versão de avaliação do Criador de Criaturas do Spore ou, por meio de uma visita à Sporepédia em http://www.spore.com.br, divertir-se conhecendo as centenas de criações maravilhosas vindas de todas as partes do mundo.

A Sporepédia é um destino online extraordinariamente vasto, em que as pessoas do mundo todo podem compartilhar e procurar criações do Spore, comentar sobre criações de outros jogadores, conhecer as criaturas criadas por celebridades e muito mais.

“Todos na Maxis estão empolgados, lisonjeados e inspirados pela explosão de criatividade que testemunhamos com o lançamento online do Criador de Criaturas do Spore”, diz Lucy Bradshaw, produtora executiva da Maxis para o Spore. “Estou impressionada com as criações que os jogadores estão enviando para a Sporepédia, seja um pássaro ou outro animal próximo do real, um alienígena com 10 olhos ou algo totalmente bizarro e inesperado, como uma criatura que se parece com uma motocicleta. Fica evidente que as pessoas têm um desejo inato de serem criativas, e nós estamos felizes em ajudá-las a expressarem essa criatividade”.

A milionésima criatura foi criada pelo usuário “FlamingChidori” e recebeu o nome “Sapiusgeenus” – uma criatura bípede verde, descrita por seu criador como “uma de minhas criações favoritas até o momento”. Você pode conhecer a “Sapiusgeenus” e um milhão de outras criaturas em http://www.spore.com.br.

O Criador de Criaturas do Spore é um produto individual e uma verdadeira caixinha criativa de brinquedos que os jogadores podem usar para criar suas próprias criaturas, dar vida a elas por meio de animações divertidas, e, até mesmo, compartilhá-las online com amigos de qualquer parte do mundo. A versão gratuita de avaliação do programa já está disponível para download em http://www.spore.com. Esta versão de avaliação oferece 25% do total de partes de criação e serão encontradas na versão final do Spore, permitindo aos jogadores modelar, pintar e brincar com suas criaturas. As criações feitas com o Criador de Criaturas do Spore também podem ser importadas para a versão final do jogo. Com isso, os jogadores poderão povoar suas galáxias com suas próprias criaturas quando o jogo for lançado no fim do ano.

O Criador de Criaturas do Spore permite ainda que os jogadores possam criar suas próprias criaturas, avaliar o resultado em um modo de testes e também capturar imagens e filmes de suas criações. Compartilhar essas imagens e vídeos com amigos é tão simples quanto clicar em um botão. Os jogadores também podem compartilhar suas criações com outros, enviando-as para a Sporepédia em http://www.spore.com.br.

O Criador de Criaturas do Spore recebeu a classificação 10 anos. A versão de avaliação disponibilizada para download é gratuita. O Spore tem lançamento para PC, Mac e Nintendo DS e está previsto para o dia 5 de setembro de 2008 na Europa. Visite http://www.spore.com.br para fazer o download da versão de avaliação gratuita do Criador de Criaturas do Spore, registrar-se para receber o boletim do Spore ou ver as novas imagens e vídeos do jogo.

EA anuncia a Edição Galáctica de Spore!

Edição Galáctica está repleta de extras fora desse mundo.

Redwood City, Calif. — Para o maior fã da Spore, a Maxis, um estúdio da Electronic Arts Inc., anunciou hoje a limitada Edição Galáctica do muito esperado jogo dos criadores de The Sims. Esta caixa especial conterá o DVD de “Making of Spore”, o DVD com o especial “How to Build a Better Being” do National Geographic Channel, um mini-livro de capa dura “A arte de Spore”, um pôster dobrável do Spore e um Guia Galáctico premium de 100 páginas.

“A Edição Galáctica de Spore é a melhor entrada para os bastidores do universo de Spore”, disse Patrick Buechner, vice-presidente de marketing da Maxis. “A Edição Galáctica é uma incrível coleção de arte, vídeo e acesso aos bastidores da equipe de desenvolvimento para os fãs, junto com algumas das melhores e mais colecionáveis ​​embalagens em anos.”

Spore dá aos jogadores o seu próprio universo pessoal em uma caixa. Criar e evoluir a vida, estabelecer tribos, construir civilizações, esculpir mundos inteiros e explorar um universo repleto de criações feitas por outros jogadores. Spore oferece aos jogadores uma variedade de ferramentas criativas para personalizar praticamente todos os aspectos do universo: criaturas, veículos, edifícios e até OVNIs.

No Brasil, o preço sugerido da Edição Galáctica é R$ 139,90, enquanto a edição regular será vendida por R$ 99,90. Spore será lançado em 5 de setembro de 2008 para PC, Mac, Nintendo DS e telefones celulares.

“How to Build A Better Being” estreia terça-feira, 9 de setembro, e explora as teorias científicas por trás do jogo. O DVD do especial não estará incluso nas edições fora da América do Norte.