O Spore da inovação

Gamer 2.0:

O compêndio de escolha da Spore é impressionante. O jogo funciona nos bastidores, calculando resultados como o vasto algoritmo de uma inteligência artificial, e transforma uma idéia abstrata controlada pelo usuário em algo visual. A colocação de mandíbulas ou garras pode determinar se uma criatura é herbívora ou carnívora, passiva ou agressiva, e isso, por sua vez, rege um subconjunto de padrões comportamentais. Venha a um planeta em paz e você pode ser comemorado. Venha a um planeta com más intenções e você pode muito bem ser empurrado sobre o oceano dos outros e destruído. Isso pode parecer óbvio. Mas à medida que mais e mais componentes binários são reunidos, o jogo vai além de uma simples escolha de bom e mau, e esse vasto gradiente se torna algo muito mais complexo e integrado. Começa a refletir a própria vida e, da maneira como vemos a gravidade como um conceito simples, apesar de seus vastos fundamentos computacionais, Will Wright destila sem esforço o complexo em uma série de opções fáceis de digerir.

Hackers conseguiram tirar o DRM do Criador de Criaturas

Ah, bem, se isso não é um tapa na cara da EA. Você simplesmente não pode evitar a pirataria, não importa o lixo de DRM que você tenta colocar nos seus jogos. Nós (os usuários legítimos) somos obrigados a ter DRM para nos impedir de piratear o jogo — nós só temos 3 instalações por cópia do jogo, então temos que entrar em contato com a EA para obter uma nova chave.

Bem, parece que uma equipe chamada ViTaLiTY finalmente criou uma versão completa do Criador de Criaturas. E sabe de uma coisa? De acordo com os comentários, até mesmo o upload completo para a Sporepédia funciona, já que o site a detecta como uma cópia legítima.

Agora estou realmente muito irritado. Eu sei que a pirataria não pode ser evitada… mas por que a gente precisa obedecer as regras da EA depois de pagarmos por um jogo, enquanto os hackers podem fazer o que quiserem?

Ei, EA - vê se entende isso. Assim que o Spore for lançado, os hackers levarão duas semanas para hackear o jogo. Na verdade, provavelmente será menos do que isso, já que agora os hackers estão familiarizados com esta versão do SecuROM, que será a mesma versão que será usada quando Spore for lançado.

Que tal vocês desistirem de toda essa proteção, lançar um pedido de desculpas aos jogadores e ver onde isso vai levar? Claro, o jogo estará nos sites piratas muito mais rápido, mas pelo menos os jogadores legítimos vão comprar seus jogos e recomendá-los a outras pessoas. O boca a boca percorre um longo caminho, e até agora o boca a boca não está ajudando o Criador de Criaturas.

Eu quero continuar apoiando vocês, EA. Na verdade, eu mesmo saí para comprar uma cópia do Criador de Criaturas depois que você me enviou alguns dias antes da data de lançamento… Tenho certeza que outros gostariam de poder comprar seus jogos também, mas o seu DRM está segurando muitas pessoas!

Will Wright deveria ser o primeiro nome nos créditos de Spore?

Don Reisinger:

É cada vez mais comum os desenvolvedores falarem sobre “o time”. Diferente da indústria de cinema, onde nós nos focamos nos diretores e nas celebridades, a indústria dos jogos parece amar a ideia de que um time criou um jogo e não existe uma pessoa que se destaca na multidão.

Mas essa é realmente a melhor maneira?

Vamos encarar isso — a maioria das pessoas se importa com Spore porque Will Wright criou ele. Se um desenvolvedor zé-ninguém tivesse essa ideia, nós certamente iríamos ouvir alguns rumores do seu progresso, mas não teriam tantas pessoas se importando com notícias aleatórias caso o jogo desaparecesse.

Eu não sei se concordo. Primeiro porque a indústria dos jogos é bem diferente da do cinema, e porque acho que a maioria dos fãs de The Sims e SimCity hoje em dia não conhecem muito Will Wright, e sim a Maxis. É um jogo dos mesmos criadores. A ideia até pode ter sido do Will, mas todo mundo sabe que um jogo se transforma durante o desenvolvimento, porque depende de muito mais gente além da ideia original. Falar que é um jogo da Maxis significa muito mais pra mim do que um jogo do Will Wright, por exemplo.