Vídeo prévio do estágio de civilização da IGN

O penúltimo vídeo de prévias da IGN sobre Spore está aí, e fala — logicamente — do estágio de civilização.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=gee8m-grZSs]

Eu curti, acho que é o estágio mais legal por enquanto.

O que Spore significa para a EA

Em entrevista ao Gamasutra, Frank Gibeau respondeu a algumas perguntas sobre as possibilidades “expansíveis” de Spore e o que ele significa para a Electronic Arts.

Para nós, na EA, Spore é um experimento e um marco. Foram sete anos desenvolvendo o jogo e ele tem muito a nos oferecer pelos próximos anos. Abrindo inúmeras possibilidades que até hoje nem imaginávamos possíveis: ter um banco de criações feita totalmente por usuários, usando as ferramentas que nós proporcionamos, é algo imenso.

Além disso, Spore está entre os jogos mais extensíveis dos quais já trabalhamos. Não estou dizendo que, depois de lançarmos esse ciclo vamos criar uma versão do jogo para Wii ou para Xbox 360. Nós iremos sentar, ver que experiência esse universo pode proporcionar à essas plataformas e, aí sim, vamos desenvolvê-lo. As idéias que Spore trouxe para toda a Maxis pode resultar em dezenas de jogos, expansões, e projetos paralelos.

Expansões não foram confirmadas, mas são certeiras visto que a Maxis ganha muito fazendo-as. Uma versão para Wii já está nos rumores há bastante tempo e Will Wright já comentou sobre levar Spore para a TV e para o cinema. Então, o que teremos mais do jogo?

Spore Origins disponível hoje

Spore Origins, jogo da série para celulares, iPods e iPhones acabou de ser lançado na iTunes App Store por US$9,90. iPhone, iPod Touch, iPod Classic e iPod Nano estão aptos a receber essa versão do jogo. Acesse o site oficial para mais informações de compra, disponibilidade e plataformas disponíveis.

Spore na TV e no cinema, e o “Sporn”

Frank Gibeau, presidente da Electronic Arts, falou hoje para o GameSpot sobre a possibilidade de um filme ou série de TV derivados de Spore.

Em termos de Spore, nós temos centenas de idéias sobre um filme ou uma série de TV. Mas precisa ser tudo de alta qualidade. Nós teremos de gastar muito dinheiro com essas adaptações, e se não fizermos a coisa certa podemos acabar matando a propriedade intelectual. O que mais nos interessa é a PI como forma de interação, mas se fizer sentido e tivermos nos organizado, nós seremos o apoio certo se alguma empresa quiser vir fazer um filme ou uma série de TV [...].

Gibeau falou, também, sobre os filtros contra criações pornográficas ou preconceituosas, o que os fãs vêm chamando de “Sporn”. Segundo ele, os servidores estão barrando totalmente qualquer criação que venha a ter algum caráter “ultrajante”, afinal o jogo é para todos. É claro que, se o jogador quiser criar e mantê-lo apenas no seu jogo, não há nada que se possa fazer.