Novo vídeo: o estúdio de Spore

Se você quer saber mais sobre o estúdio que criou Spore, um novo vídeo no Spore.com pode ajudar. É bem curtinho, mas exibe bastante do estúdio da Maxis e algumas das caras que a gente menciona só os nomes por aqui. É legal de conhecer a equipe do Spore assim de perto :)

Spore é para todos?

Gamasutra:

Mas a observação que mais me surpreendeu foi como as pessoas que não tinham ideia do que era Spore reagiram à ideia do editor de criaturas. Na minha perspectiva, é uma ferramenta de criação brilhante e elegante. Mas para eles, era uma interface não muito familiar para algo que parecia um desafio.

Eu estou acostumado a viver em um mundo repleto de antecipação por Spore — em qualquer conferência, eu teria batalhado até conseguir alcançar o lugar mais próximo da tela. Mas no meio dos novatos, houve uma quantidade significante de incerteza e ansiedade. As pessoas não estavam muito certas se seriam capazes de construir algo, mesmo encorajadas e com exemplos. Um até mesmo disse, no meu ouvido “Eu não sou muito criativo desse jeito”. Eu achei essa reação fascinante.

Eu tenho certeza de que nem todo o mundo sente apelo por Spore, principalmente porque é um jogo bem lúdico e não realista. Mas eu acho que, para quem gosta desse estilo de visual, Spore vai apelar para muita gente, mesmo quem não gosta de jogar um jogo com fases e objetivos, justamente porque as ferramentas de criação não são bloqueadas dentro do jogo; enquanto que quem não quer criar suas criaturas e edifícios e veículos pode só usar uma que gostar na Sporepédia. É o melhor dos dois mundos.

Spore é um dos “títulos explosivos de 2008”

CNN:

A EA vem trabalhando com o “Spore” com a Maxis, o estúdio por trás da franquia mega-popular “The Sims”. O jogo permite que você crie seu próprio universo pessoal e o povoe com criaturas — também criadas pelo usuário — que evoluem em diferentes estágios da vida.

O jogo também traz elementos de redes sociais para dentro da jogatina. Embora não seja um jogo de multiplayer massivo como “World of Warcraft”, os jogadores de “Spore” podem visitar mundos criados por outros jogadores. O jogo possui um elemento online poderoso, o principal motivo que o jogo que vai ser lançado em setembro só vai aparecer no PC, e não nas plataformas da próxima geração.

“O que nós fizemos aqui é criarmos uma rede social dentro de um jogo”, disse Lucy Bradshaw, produtora de “Spore”.

O título também vai estar disponível para o portátil da Nintendo, o DS, e Bradshaw deu a entender que o jogo eventualmente irá aparecer nos outros consoles. “Nós vamos evoluir em diferentes territórios. Eu enxergo essa como uma primeira versão”, ela disse.

Spore FAQ traduzido

O Básico

O que “jogo massivo de um jogador” significa?
Spore é o melhor dos dois mundos. O jogo tem alguns dos melhores recursos dos jogos de multiplayer online. Você pode compartilhar todas as suas criações com pessoas ao redor do mundo, e ver tudo o que eles estão fazendo. Cópias de veículos e criaturas criadas por eles serão controladas por inteligência artificial no seu jogo, mantendo ele sempre divertido e novo. Ao mesmo tempo, você não está jogando diretamente com outros jogadores, então ninguém pode vir ao seu mundo pessoal e destruí-lo.

Meu planeta não vai ficar muito cheio com as criações de todo o mundo vindo para o meu computador?
Seu jogo só vai baixar quantas criaturas, veículos e edifícios forem necessários para criar uma experiência boa para você. Se você criar uma lista de amigos, as criações deles serão priorizadas quando o jogo precisar baixar coisas novas. O sistema mantem seu jogo novo, e permite que você tenha sempre novidades para descobrir quando estiver explorando o universo de Spore.

Posso fazer criaturas que vivem embaixo d’água ou em árvores?
Na fase de Célula do Spore sua pequena criatura vai crescer em um mundo embaixo d’água. O restante do jogo será na superfície do seu planeta, onde você pode evoluir sua pequena monstruosidade até se transformar na espécie dominante.

Versões, datas, preço e classificação

As versões para PC e Mac vão compartilhar a mesma “Sporepédia”?
Sim. Você vai poder compartilhar e explorar as excelentes criações de seus amigos, seja no Mac ou no PC.

Por que não temos mais detalhes sobre a versão para Wii?
Will mencionou em um artigo que estamos trabalhando em uma versão do jogo para Wii. Mas essa versão está em estágios iniciais de prototipagem, e não vai ser lançada junto com as versões para PC e Mac.

Questões técnicas

Eu vou precisar de um computador de última geração para jogar Spore?
Spore oferece uma experiência de jogabilidade única, mas nosso time está trabalhando muito para ter certeza de que Spore seja acessível para a maior audiência possível.

Spore Creatures

Como vocês colocaram Spore dentro do DS?
Spore Creatures no Nintendo DS é um produto feito pensando especificamente na plataforma do DS, apresentando uma história única e um estilo visual otimizado para a plataforma. O jogo se foca em guiar sua criatura através da interação com outras criaturas, colecionando partes, e evoluindo sua criatura no Editor de Criaturas.

Eu posso compartilhar criaturas entre as versões de DS e PC?
Não. Os jogos para DS e PC são experiências bem diferentes, para a melhor experiência em cada plataforma.

Novo email da MaxisCactus

Olha o que chegou na minha caixa de entrada! Um novo email da gerente de comunidade do Spore:

Olá fãs de Spore,

Em breve nós vamos enviar umas notícias de outono para a comunidade (em crescimento) de Spore. Porém a gente quer dar aos fã-sites umas informações em primeira mão.

Nós recebemos várias perguntas suas sobre Spore e gostaríamos de responder o máximo possível. Para fazer isso de um jeito fácil, você pode visitar a nova seção de perguntas frequentes para encontrar as respostas para algumas das perguntas mais comuns da comunidade. A partir daqui, nós vamos compilar mais perguntas e atualizaremos o FAQ com frequência. Nós não podemos garantir que vamos responder tudo, mas vamos dar o nosso melhor para oferecer o máximo de informação possível.

Visite a página do nosso FAQ aqui: http://www.spore.com/faq.php

Tem muitos sites brilhando com arte inspirada no Spore. Para ajudar vocês a deixar as imagens ainda mais bonitas com os gráficos mais recentes, nós colocamos uma coleção especial de material do Spore para baixar. Dentro desse kit para fãs vocês vão encontrar muitos ícones, papeis de parede renderizações e muito mais!

Você pode baixar o kit para fã-sites no nosso site, aqui: http://www.spore.com/fansitekit.php

Aliás, fiquem de olho no Spore.com, mais novidades vão aparecer por lá nos próximos dias.

MaxisCactus

Eu tô traduzindo o FAQ de Spore e vou postar ele logo mais :)