Baixaki Jogos experimenta o Criador de Criaturas

A prévia do Baixaki Jogos que publicamos ano passado é um dos artigos mais legais que já rolaram por aqui. Agora, uma nova prévia foi disponibilizada no site sobre o Criador de Criaturas. Leia o artigo completo abaixo, ou clique aqui para lê-lo na fonte.

Demo do Criador de Criaturas dá um gostinho de como será o jogo Spore.

Desenvolvido por Will Wright, o mesmo por trás da aclamada franquia de simuladores, The Sims, o jogo Spore promete revolucionar o gênero da mesma forma que The Sims .

Recentemente a Electronic Arts deu uma pequena amostra do que Spore realmente será capaz. Através do Spore Creature Creator (ou o Criador de Criaturas de Spore) disponível para download gratuitamente, o jogador poderá ter um gostinho do que é ter o poder divino da criação na ponta de seus dedos.

Segundo o próprio Will Wright, o grande diferencial de Spore será o alto grau de personalização e interatividade do jogador, em outras palavras, você poderá criar e editar todos os aspectos das suas criaturinhas virtuais.

Uma perna aqui e uma orelha acolá

A versão demonstrativa do Spore Creature Creator (que também poderá ser adquirido separadamente da versão final do jogo), apresenta aproximadamente 25% do potencial real de criação do sistema, sendo que a versão final irá permitir ainda mais opções de edição.

Segundo Patrick Buechner, membro da equipe de produção do jogo, a demo do Creature Creator funciona da mesma forma que a versão completa, que estará presente em Spore. Você poderá inventar infinitas criaturas diferentes, sendo que a sua imaginação é o único limite.

No papel de “criador”, você poderá moldar a espinha da sua criatura, adicionar braços, pernas, garras, bocas, olhos e uma enormidade de outros apêndices. Se já não bastasse a larga quantidade de opções de partes disponíveis, você ainda conta com uma enorme galeria de possibilidades de edição, como alongar as pernas, curvar a espinha, aumentar ou diminuir o diâmetro de chifres, caudas ou pinças, entre outros.

Criando criaturas

No menu principal da DEMO, você poderá carregar criaturas engendradas pela própria equipe da Maxis (a desenvolvedora do Spore) sendo que esta vasta galeria de aberrações pode ser vir de inspiração, podendo inclusive ser editadas. Caso você prefira comezar do zero, basta clicar em “Criar Criatura” e iniciar suas aspirações divinas.

O primeiro passo é modelar a pequena massa no centro do editor. Clicando em cima dela, uma espécie de coluna vertebral irá aparecer no interior do objeto, sendo que esta pode ser aumentada, conferindo assim as primeiras características do seu "bichinho". Para aumentar a massa da criatura (engordar ou emagrecer) basta repousar o mouse sobre o local e girar a rodao d mouse para frente ou para trás.

Depois de moldar a estrutura óssea você deverá acrescentar partes como braços, pernas, cabeça, etc. O menu do lado esquerdo do editor apresenta todas as opções disponíveis nesta versão demonstrativa. A primeira aba revela os diferentes tipos de cabeças, enquanto a segunda abriga diferentes tipos de olhos. Seguidos destas estão as abas referentes aos braços e pernas. Por fim você encontrará as mãos, pés, e apêndices de proteção, ataque e ornamentais (próprias para o acasalamento).

Além disso você também poderá alterar a textura superfícial da criação, bem como sua cor e padrão. No modo pintura é possível deixar o ser com características bem singulares, escolhendo a cor de uma vez só, ou idefinindo-a parcialmente, com base, capa e detalhes.

Test Drive

Uma vez terminada a sua criação, você pode fazer um test drive, e conferir como ela vai se comportar no mundo virtual. Além, é claro, de poder compartilhá-las com seus amigos através da Sporepedia — uma espécie de banco de dados no qual as pessoas do mundo inteiro podem pesquisar e mostrar suas criaturas, além de comentar e conceber uma nota a elas — e outros recursos de compartilhamento como ferramentas de vídeos e captura de imagens diretamente ligadas ao Youtube, Flickr e Facebook. O melhor de tudo é que as criações produzidas na versão demonstrativa poderão ser importadas e utilizadas na versão final do jogo.

Pelo que podemos conferir nesta versão demonstrativa do Criador de Criaturas de Spore, é que a diversão é a palavra de ordem. Fãs da série The Sims (em especial aqueles que adoram modelar seus personagens virtuais) certamente vão perder muitas horas na frente do PC, construindo inventivas criaturas.

Espóro galático

Enquanto a versão definitiva não fica pronta, a EA Games Brasil, anunciou hoje, dia 17 de junho de 2008 que a edição especial limitada do jogo Spore, chamada Galáctica, já está disponível para pré-venda.

A versão de luxo do jogo conta com conteúdo exclusivo e estará disponível para venda apenas em algumas lojas on-line. O kit exclusivo só estará disponível durante a pré-venda e traz a versão completa do jogo, em português, uma caixa estilizada, um DVD com o Making of de Spore, manual completo, livro com ilustrações do jogo, pôster tamanho A3 e um Cartão de Fidelidade Spore. O pacotão deve custar cerca de R$ 139,90.

Spore chega às lojas no dia 5 de setembro de 2008.

IGN: Análise do Criador de Criaturas

IGN:

Mesmo com todas as limitações, eu estou impressionado com a flexibilidade da ferramenta de criação de criaturas no Spore. Começando com uma coluna, você está livre para aumentar ou diminuí-la, e engrossar ou afinar a musculatura ao redor com alguns movimentos fáceis e intuitivos do mouse. Você também pode dobrar e torcer a espinha para deixá-la reta como uma régua ou um exemplo perfeito de escoliose. Quando você tiver a forma básica do tronco e da pélvis, você pode começar a colocar braços e pernas e bocas e olhos e todos os outros detalhes. Cada parte anexada ao corpo pode ter seu ângulo e tamanho ajustado. Para os membros, você pode até mesmo definir um tamanho e posição de cada articulação.

Os segredos de como a Maxis fez as criaturas do Spore tão portáteis

Erica Naone, editora assistente do Technology Review, entrevistou a produtora executiva de Spore, Lucy Bradshaw, sobre como a Maxis usou geração processual na jogabilidade de Spore:

TR: Um dos objetivos do Criador de Criaturas era fazê-lo relativamente fácil de usar, ao mesmo tempo que dava às pessoas muitas possibilidades do que poderia ser criado. Como vocês conseguiram isso?

LB: A interface do Criador de Criaturas é provavelmente o item que nós passamos mais tempo pensando sobre e desenvolvendo. Fazer algo que fosse simples como modelar argila, permitindo que jogadores pudessem adicionar partes facilmente, esticá-las ou mudar o tamanho delas. Nós precisamos ensinar o computador a responder ao que o jogador estava fazendo. Se a criatura estivesse mirando o jogador, ele vai manipular os membros diferentemente do que se a criatura estivesse de lado. Nós criamos uma metodologia de simetria: se você colocar uma perna em um lado da criatura, você terá outra do outro lado.

TR: Já que muito do comportamento dessas criaturas é gerada processualmente enquanto o jogo está sendo executado, isso permite que os arquivos das criaturas em si podem ser muito menores do que de um modelo 3D, certo?

LB: O que você está fazendo no Criador de Criaturas é criar uma receita para sua criatura. Já que o computador monta as criaturas processualmente, o arquivo que guarda elas pode ser reduzido para algo em torno de 8K. Nós estamos falando de kiobytes, e não de megabytes ou gigabytes [como você esperaria de um modelo 3D],

Eu amo como a Maxis lidou com os dados das criações, guardando-as em arquivos PNG. Parece muito mais simples de compartilhar e publicar elas pela internet sem gastar muito tempo, já que é fácil de enviar para os sites e leve para baixar. Além disso, nós podemos ver as criações antes de adicioná-las no Criador de Criaturas. É muito legal.