Spore é premiado como o Melhor da E3 2005

Spore é o grande vencedor do Game Critics Awards, a premiação que celebra as melhores apresentações da E3. O jogo tava concorrendo em quatro categorias e venceu em todas:

  • Melhor da E3
  • Melhor Jogo Original
  • Melhor Jogo para PC
  • Melhor Jogo de Simulação

É a apresentação mais premiada da E3 esse ano. Em segundo lugar ficou The Legend of Zelda: Twilight Princess. A EA é a distribuidora mais premiada também, com sete prêmios no total (além de Spore, outros jogos premiados foram Battlefield 2, Burnout Revenge e Madden NFL 06).

Você pode ver a lista completa de vencedores aqui

Spore será lançado no inverno de 2006

Em um artigo para o jogo, o site da BBC divulgou que Spore será lançado no outono de 2016 no hemisfério norte. Isso significa que ele deve ser lançado entre setembro e novembro, a nossa primavera.

Não existe nenhuma informação oficial sobre o lançamento do Spore ainda, mas vou postar aqui assim que essa data for confirmada.

1Up: Prévia de Spore na E3

1Up:

Se tudo isso parece difícil de entender agora, você não está sozinho. O escopo de Spore é simplesmente gigante. Mas uma coisa está muito clara já nos primeiros cinco minutos dessa deslumbrante demonstração: não há um jogo mais original ou promissor no saguão de eventos esse ano do que Spore. Enquanto outras empresas se preocupam em adquirir licenças de filmes ou seguir as últimas novidades (“Veja! Nosso FPS tem modelos de física!”), Will Wright provou novamente que pura imaginação e cérebros são os melhores recursos. Spore é, ao menos na opinião desse escritor, de longe o melhor da E3.

GamesRadar: Spore - O jogo mais incrível de todos?

GamesRadar:

Você procura por vida ao passar o mouse por cima das estrelas e ver se existem ondas de rádio saindo delas — se você ouvir um chiado, existe vida lá. Então você pode ir lá e explorar, ver que tipo de criatura diferente existe e coletar seus dados, e então sair dali ou matar todo mundo, colonizando o planeta para si.

O principal, porém, é que existem centenas de milhares de sistemas estelares sendo gerados pelo jogo, muitos com vida. E, já que há formas diferentes que criaturas únicas podem ser criadas nesse jogo, você nunca vai ver a mesma coisa duas vezes.

O computador então vai gerar espécies aleatoriamente e, considerando o tamanho e a escala do jogo, você pode ver novas criaturas em novos planetas nesse jogo pelo resto da sua vida — esse realmente vai ser um jogo sem fim.

Isso não é especulação. Nós vimos o jogo rodando e, muito em breve, você também verá. A única questão é: como Wright vai justificar uma sequência?

Entrevista de Will Wright na Wired

Novas informações sobre Spore foram divulgadas numa entrevista de Will Wright para a Wired (leia aqui, em inglês). Will menciona que não haverá o desenvolvimento de religiões no jogo, mas que isso pode ser feito pela imaginação do jogador, já que a postura “cultural” na fase de civilização é pseudo-religiosa.

Will Wright também diz que planeja que expansões pro jogo devem torná-lo mais amplo do que aprofundá-lo. Isso significa que ele quer pegar partes do jogo e adicioná-las em outras ideias diferentes, mas que usam a mesma tecnologia.

A tecnologia de animação é o que mais anima o Will. Ele comenta que a Maxis criou uma tecnologia de animação processual, que é totalmente nova. O jogo vai calcular como a disposição das “partes” das criaturas devem se comportar sem a necessidade do jogador se preocupar com isso na hora da criação.

Sobre as inspirações: além de Powers of Ten e 2001: Uma Odisseia no Espaço, referências que todo o mundo usa na hora de falar de Spore, Wright diz que muitas outras inspirações vem de livros de ficção científica, e também pelo seu interesse no projeto SETI, que é um movimento de pesquisa sobre vida fora da terra. Ele também diz que pretende, com Spore, dar “uma visão global e inspiradora da realidade, como uma epifania induzida pelo computador”. O jogo vai trazer discussões teológicas, filosóficas, ao mesmo tempo que precisa ser divertido e jogável.