Spore terá proteção anticópias “aprimorada”

A Electronic Arts anunciou hoje que a Spore e Mass Effect, premiado RPG da BioWare, usarão o sistema anticópias SecuROM.

O SecuROM é um sistema que valida a instalação de um jogo em uma máquina e o limita em até um número fixo de instalações diferentes. Isso quer dizer que Spore terá um limite de instalações disponíveis. O SecuROM também necessida de autenticação periódica para que o produto protegido continue sendo executado normalmente.

Em BioShock, o SecuROM apresentou muitos problemas com quedas de servidor. Também, a autenticação periódica era de uma vez por semana, obrigatoriamente. Segundo a EA, porém, o SecuROM implementado em seus jogos será uma versão melhorada e estável do sistema.

Diga NÃO ao DRM de Spore!

Está na hora de nos opormos à ideia da EA de implementar o novo sistema SecuROM que precisará que os jogadores validem seus jogos a cada dez dias.

Eu estou decepcionado que eles estão trazendo esse recurso de “segurança” ao Spore, é um tapa na cara dos seus jogadores. Basicamente, o que a EA está fazendo é supervisionando os jogadores que estão comprando seus jogos. A cada dez dias, nossas cópias de Spore vão contatar os servidores da EA para validar o jogo que compramos para permitir que podemos continuar jogando. É uma das ideias mais estúpidas que a EA já teve.

O principal ponto que me desaponta é que Spore era para ser um jogo com recursos online mas que poderia ser jogado completamente offline. Agora? Parece que não vai ser assim. Qual o benefício de ter um jogo offline que precisa estar conectado aos servidores da EA? Se você estiver de férias por um mês na praia e não tiver internet e quiser jogar Spore no seu laptop você não vai poder!

Essa ideia de SecuROM parece um tiro no pé da EA, e eu tô prevendo que isso vai causar mais pirataria no jogo, porque os piratas vão conseguir cópias sem o DRM e vão ter todos os benefícios do jogo enquanto as pessoas que o compraram vão ter que sofrer com esses sistemas que previnem a pirataria mas que não funcionam e só complicam a vida dos seus consumidores.

É um grande erro da EA, e vamos ver como isso vai refletir nas vendas do Mass Effect. Eu não quero que algo assim aconteça com Spore, e nós precisamos agir e mostrar nossa insatisfação para a EA e evitar que isso aconteça. Mande emails para contato3@ea.com e vamos pôr um fim nessa ideia terrível.

Spore pode usar SecuROM

O GamingSteve conseguiu informações de que Spore vai usar um sistema de controle de instalações chamado SecuROM, que vai requerer que o jogador fique conectado à internet para instalar e validar o jogo. Confira a explicação de como esse sistema funciona abaixo:

Isso é o que o SecuROM faz:

Após ser ativado, o SecuROM vai obrigar revalidar o jogo a cada dez dias (caso a chave serial vaze, ela pode ser banida). Para que esse prazo de dez dias não seja muito abrupto, o SecuROM tenta revalidar a instalação nos últimos cinco dias desse prazo para deixar ele validado por mais dez dias. Se ele não puder ser revalidado antes desses 10 dias, nada acontece com o jogo. Mas depois desses 10 dias, ele vai ter que ser revalidado antes de abrir.

Outro jogo lançado pela EA esse ano, Mass Effect, usa o SecuROM, e os rumores de que Spore vai usar também estão aumentando. Quando alguns membros da comunidade falaram com MaxisCactus, ela respondeu:

Eu não posso comentar sobre o SecuROM no momento, mas nós estamos cientes da preocupação dos jogadores e vamos mandar novas informações conforme elas ficarem disponíveis.

Vale lembrar que Spore pode ser jogado offline, então não sabemos exatamente se o SecuROM só vai validar os recursos online, como a Sporepédia, a página Meu Spore e a Spore Store, ou se vai influenciar no jogo offline também. Esperamos mais informações da Maxis.

Astrobiologia em Spore

NASA Astrobiology Institute:

Spore, o jogo baseado em astrobiologia que está para ser lançado em breve pela Electronic Arts (EA), é descrito como “uma jornada épica que leva você da origem e da evolução da vida através do desenvolvimento da civilização e tecnologia, até os confins do espaço sideral”. Os exploradores de Spore poderam travar batalhas épicas pela sobrevivência na sopa primordial; encontrar, socializar e evoluir com outras criaturas, formar tribos e construir uma civilização, uma nave espacial e explorar a fronteira final.

Co-fundador da thatgamecompany fala sobre sair do time de desenvolvimento do Spore Creatures

Gamasutra:

Por exemplo, o Spore da Maxis é incrível, mas Spore não é o tipo de jogo que a thatgamcompany pretende fazer. Depois de trabalhar nele por um tempo, mesmo com o jogo sendo muito divertido, e todo o mundo lá é muito criativo, e eu estava criando protótipos todos os dias. Era como o emprego perfeito para um game designer — e eu ainda não sei porque eu saí. (risos)

Eu acho que é porque quando você joga um jogo, você tem um objetivo, e cada ação que você faz tem uma resposta clara e uma recompensa que diz “ei! Agora você está mais perto do objetivo!”. Seja uma barra de experiência, ou um dinheiro que você está coletando, eu acho que não importa o quão difícil seja trabalhar na Maxis, eu não estou mais próximo de atingir o objetivo que eu estou procurando.

Então, eu acho que eu só quero criar algo que seja uma contribuição para a indústria. Se eu tivesse ficado com Spore naquela época — eu não sei nem quando ele ficará pronto, mas eles finalmente anunciaram uma data de lançamento. Eu só pensei, “Se eu sair nesse momento, e começar a criar um novo jogo, eu talvez consiga criar um jogo antes do Spore ser lançado.” Eu acho que ainda temos uma chance!

Então, [um novo jogo] mais flOw, eu penso que ter dois jogos para o jogador é melhor do que… deixar uma empresa antes do jogo estar pronto? Sim, é ruim para a Maxis, mas eu acho que é melhor para os jogadores; para todos, ter mais jogos para os jogadores — mais jogos com um sentimento diferente.

Essa entrevista com o Jenova Chen é excelente. Ele é um designer que ainda terá grandes ideias pela frente, e flOw é fantástico (e com muito gostinho da fase de Célula do Spore). É interessante ver ele falando de “ter tempo pra lançar um jogo antes de Spore”, como se Spore fosse causar um impacto grande demais que eles teriam que repensar seus próximos jogos. Vamos esperar pra ver! :D