Esporo comemora 10 anos!

É isso mesmo, nem eu estou acreditando. O Esporo está fazendo dez anos!

O que surgiu como um simples blog onde eu postava algumas notícias sobre Spore que eu achava na Internet acabou se transformando na comunidade brasileira do jogo.

Isso mesmo, o Esporo tem tanta história para contar (são centenas de posts, mais de mil imagens e muitos downloads) que é o mais velho — e, hoje, único — fã-site do jogo vivo em língua portuguesa. Sobrevivemos aos grandes Sporando e Sporepedia Brasil e estamos aqui ainda, divulgando coisas como a Morte da Maxis e o retorno dos administradores ao Sporum, por exemplo.

E estaremos aqui por muito tempo, nossos caros leitores. O Esporo só está crescendo e, como você pode ver, mudando. Esse é o nosso primeiro redesenho do site em quatro anos, e com ele fizemos uma grande reorganização — subimos todas as imagens no Flickr e resgatamos todos os vídeos no nosso YouTube, para eles nunca mais saírem do ar, por exemplo. Nós também recuperamos algumas partes do nosso arquivo de notícias que estavam perdidas (e ainda estamos trabalhando para finalizar isso), e nos próximos meses será marcado pelo retorno dos nossos fóruns, depois de mais de anos de trabalho.

O Esporo faz dez anos e nós estamos felizes, e orgulhosos, por tudo o que alcançamos. Talvez Spore não seja mais tão influente e famoso quanto costumava ser, mas para todos os fãs perdidos nessa galáxia fria e gigante, o Esporo é um planeta que vocês sempre poderão contar como um lar.

Feliz aniversário, Esporo, e obrigado a todos por comemorarem com a gente! <3

Spore funciona normalmente no Windows 10

Os membros dos Sporuns reportaram que Spore funciona normalmente no Windows 10, com a performance semelhante (e as vezes superior) a presente nos Windows anteriores.

Desenvolvido e otimizado para o Windows XP e para o Windows Vista, Spore funciona sem problema em todas as versões posteriores do sistema. Se você planeja atualizar o seu Windows para a nova versão (que está sendo distribuida gratuitamente para quem tem uma licença válida do Windows).

Longa vida a Spore!

Fóruns de Spore saem do ar para manutenção

Atualizado: Baza acabou de anunciar o retorno totalmente operacional dos Sporums.

Os Sporums (fóruns oficiais do Spore) foram tirados do ar hoje pelo operador de serviços MaxisBazajaytee para mover para os novos datacenters da Maxis. Essa é uma das etapas da manutenção de serviços que Spore está passando desde o dia 16.

O site oficial, a Sporepédia e os serviços em jogo do Spore continuam fora do ar, sem previsão para retorno.

Serviços online do Spore estarão indisponíveis por tempo indeterminado

Os serviços online de Spore, que incluem a Sporepédia, a página Meu Spore e os sporecasts, estarão disponíveis por tempo indeterminado a partir de hoje. O motivo, o operador de serviços MaxisBazajaytee argumenta, é que uma migração de dados será realizada em todo o conteúdo dos servidores do jogo para servidores mais recentes.

Isso implica na impossibilidade de fazer login no jogo Spore, bem como compartilhar e baixar criações. O jogo continua jogável além dessas restrições (eu não sei quanto a realizações, mas possivelmente elas não serão sincronizadas agora com seu perfil e ficarão na fila para serem sincronizadas assim que possível). O site oficial e a Sporepédia também estão fora do ar (atualmente, ambos redirecionam pro Sporum, que continua no ar).

Segundo Baza, essa manutenção se faz porque está na hora de migrar os servidores de Spore, uma operação que está sendo realizada gradualmente há meses e agora será finalizada. Essa migração começou em março, com o desligamento do estúdio da Maxis em Emeryville.

Nós iremos avisar quando os serviços voltarem ao ar. Não há previsão ainda para o retorno.

Criações em Destaque na Sporepédia voltará a ser atualizada

A seção “Criações em Destaque” na Sporepédia voltará a ser atualizada nas próximas semanas.

MaxisBazajaytee, o operador de serviços de Spore, anunciou o reativamento da seção hoje, junto com o anúncio da manutenção. Ele está pedindo sugestões no tópico para os próximos destaques.

“Criações em Destaque” deixou de ser atualizada em meados de 2010, quando MaxisKane sumiu dos Sporums com o lançamento de Darkspore.