Lucy Bradshaw deixa a EA

Lucy Bradshaw, produtora executiva de Spore, presidente do estúdio Maxis e vice-presidente da EA, deixou a empresa, segundo um comunicado do próprio CEO, Andrew Wilson.

Segundo Wilson, o cargo de presidente do estúdio Maxis será de Rachel Franklin, atual presidente do The Sims Studio. Franklin irá coordenar todos os projetos da Maxis a partir de agora, não só the Sims. Também, a Maxis será trazida mais próxima do departamento mobile da EA, que oferece os títulos The Sims FreePlay e SimCity BuildIt. A EA explicou que Franklin não coordenará as ações da EA Mobile, mas os estúdios trabalharão mais próximos para criar experiências que integram PCs e celulares. Os dois estúdios serão liderados por Samantha Ryan.

Wilson ressaltou a sua importância para a EA:

Por 23 anos na nossa empresa, Lucy trouxe uma incrível paixão por jogos e pela nossa comunidade de jogadores. Eu gostaria de agradecer Lucy por sua dedicação à EA, suas contribuições a Maxis, e o espírito criativo que ela levou a cada um dos seus times e projetos. Nós desejamos o melhor a ela em suas novas aventuras.

E a própria Lucy comentou sua saída:

Eu tive uma jornada incrível na EA e na Maxis, acompanhada por incríveis e criativas pessoas, experiências inesquecíveis e uma comunidade inspiradora de jogadores e criadores. Eu tenho o maior respeito pela liderança da EA hoje, sua visão e seu foco em considerar os jogadores em primeiro lugar. Eu saio sabendo que a Maxis estará em ótimas mãos com uma líder e times que tem total respeito a seus jogadores, paixão por seus jogos, e novas ideias para trazer ao mundo da Maxis. Eu estou ansiosa para ver o que está por vir desses times, e eu certamente irei jogá-los.

Até mais, Lucy. Você vai deixar saudades.

Manutenção dos servidores de Spore deixará o Sporum temporariamente inacessível

Em um post no Sporum, MaxisBazajaytee, o operador de serviços da Maxis, ofereceu uma atualização quanto à migração dos datacenters de Spore.

Segundo Baza, a partir do dia 14 de setembro o endereço spore.com estará inacessível, e não redirecionará mais para os fóruns oficiais do jogo. Ao invés disso, o seu navegador provavelmente informará uma mensagem de tempo limite atingido. Isso se deve porque é um dos passos finais para a migração permanente de todos os serviços de Spore para os novos datacenters. A partir do mesmo dia, a equipe da Maxis iniciará a etapa de testes de todos os serviços online de Spore. Essa é uma das últimas etapas da migração dos servidores do jogo, que começaram no meio de julho.

A partir de segunda, então, para acessar os fóruns será necessário usar o endereço forum.spore.com. Se tudo der certo, na próxima semana a Maxis poderá definir uma data de retorno dos servidores de Spore para os jogadores. Nós noticiaremos em caso de qualquer informação nova.

Progresso da manutenção de servidores do Spore

Barrie Tiegle, o operador de serviços da Maxis em Redwood Shores, postou nos Sporuns uma atualização do processo de manutenção dos servidores de Spore (e do spore.com).

Com mais de um mês em manutenção, Tiegle afirma que o processo está quase finalizado. A migração do conteúdo já foi realizada, com todo o conteúdo da Sporepédia migrado do datacenter em Emeryville para o novo datacenter em Redwood Shores. Segundo o desenvolvedor, o site oficial já está funcionando normalmente, mas ainda não está no ar porque algumas configurações de acesso e certificados SSL precisam ser aplicados.

Após essas operações, Tiegle diz que iniciará uma rodada de testes para ver se tudo está funcionando, e pediu desculpas à comunidade pela falta de atualizações quanto ao processo de manutenção. Mesmo em seus finalmentes, ainda não há uma data certa para o retorno dos serviços online de Spore. O Esporo irá avisar quando tudo voltar ao normal.

Esporo comemora 10 anos!

É isso mesmo, nem eu estou acreditando. O Esporo está fazendo dez anos!

O que surgiu como um simples blog onde eu postava algumas notícias sobre Spore que eu achava na Internet acabou se transformando na comunidade brasileira do jogo.

Isso mesmo, o Esporo tem tanta história para contar (são centenas de posts, mais de mil imagens e muitos downloads) que é o mais velho — e, hoje, único — fã-site do jogo vivo em língua portuguesa. Sobrevivemos aos grandes Sporando e Sporepedia Brasil e estamos aqui ainda, divulgando coisas como a Morte da Maxis e o retorno dos administradores ao Sporum, por exemplo.

E estaremos aqui por muito tempo, nossos caros leitores. O Esporo só está crescendo e, como você pode ver, mudando. Esse é o nosso primeiro redesenho do site em quatro anos, e com ele fizemos uma grande reorganização — subimos todas as imagens no Flickr e resgatamos todos os vídeos no nosso YouTube, para eles nunca mais saírem do ar, por exemplo. Nós também recuperamos algumas partes do nosso arquivo de notícias que estavam perdidas (e ainda estamos trabalhando para finalizar isso), e nos próximos meses será marcado pelo retorno dos nossos fóruns, depois de mais de anos de trabalho.

O Esporo faz dez anos e nós estamos felizes, e orgulhosos, por tudo o que alcançamos. Talvez Spore não seja mais tão influente e famoso quanto costumava ser, mas para todos os fãs perdidos nessa galáxia fria e gigante, o Esporo é um planeta que vocês sempre poderão contar como um lar.

Feliz aniversário, Esporo, e obrigado a todos por comemorarem com a gente! <3

Spore funciona normalmente no Windows 10

Os membros dos Sporuns reportaram que Spore funciona normalmente no Windows 10, com a performance semelhante (e as vezes superior) a presente nos Windows anteriores.

Desenvolvido e otimizado para o Windows XP e para o Windows Vista, Spore funciona sem problema em todas as versões posteriores do sistema. Se você planeja atualizar o seu Windows para a nova versão (que está sendo distribuida gratuitamente para quem tem uma licença válida do Windows).

Longa vida a Spore!