É agosto de 2011, faz aquele frio aqui no sul. E nós estamos trabalhando. Passamos as noites acordados recuperando notícias, buscando coisas novas para postar e melhorando ainda mais o Esporo. É uma rotina satisfatória. Mas até quando?
No próximo dia quatro completa-se o terceiro ano desde o lançamento de Spore. É uma data a ser comemorada, não há dúvida. Mas há o que comemorar? Há alguém a parabenizar?
Sim, há. Spore pode não ser o seu jogo dos sonhos (um assunto que será abordado nessa coluna nas próximas semanas), mas é de longe um dos mais inventivos títulos do entretenimento eletrônico nos últimos anos. Sucesso de crítica. Sucesso comercial. Multiplataforma. Multigênero. Spore é muito para nós. Mas é o suficiente para a Maxis?
Quando chegamos ao ciclo final do desenvolvimento da versão 3.2 do nosso site, ficamos preocupados. Darkspore foi lançado com uma recepção bem morna e, embora a comunidade pareça ser bem ativa, não se vê um futuro a longo prazo para o título. É preocupante, sim. Afinal de contas, Darkspore é uma visão que os jogadores do título original tanto pediram: um RPG com sangue, e um pouco de modo online. Está tudo aí. Não agradou a crítica, mas parece ter agradado o público. Até quando? Minha preocupação está nessa pergunta. As notícias estão escassas. A comunidade está parando. E nós estamos aqui, nadando contra a maré.
É uma preocupação normal, é claro. Mantenho esse site há seis anos e Spore já teve uma época de escassez antes, e ela foi maior. Sobrevivemos. E também porque é grande o número de pessoas que visitam nossa página de downloads para pegar os patches. Ou seja, existem pessoas jogando Spore ainda. E estamos aí para elas. Mas é inegável que a comunidade brasileira, antes imensa, ruiu. Os três grandes sites se foram e o SporeModding também. E nós continuamos aqui. Acompanhamos todo o marketing de Spore, do Spore+Robot Chicken, do Aventuras Galácticas e cobrimos o HelpEDNA. Estamos sempre de olho na Sporepédia para encontrar coisas interessantes, e procuramos sempre atualizar o site com coisas interessantes sobre Spore.
Mas acabaram-se as garantias. Até esse ano havia o “título Spore a ser anunciado”, que se transformou em Darkspore e já foi lançado. Não existem mais previsões, e Will Wright saiu da Maxis em 2009 e está cuidando de um programa de TV. O filme sobre Spore não teve mais notícias e a Maxis ainda não se pronunciou sobre um novo título. E eles devem estar trabalhando em algo, dentro ou fora do mundo do Spore. Não podem estar de férias todo esse tempo.
Isso não é uma carta de aviso que o Esporo vai acabar. Longe disso. Mesmo se Spore tenha chegado ao fim (o que eu acredito não ser o caso), o site ficará no ar o tempo que pudermos sustenta-lo para manter nosso enorme acervo de notícias, imagens, vídeos e downloads. É um desabafo, de como está sendo duro manter um site sobre um assunto que parece estar sendo esquecido.
Mas eu continuarei aqui. O Esporo continuará aqui. E enquanto continuarmos aqui, a comunidade Spore no Brasil terá um porto seguro.