Spore Origins para iPod Classic e iPod Nano já disponível

Spore Origins para iPods Classic e NanoFoi lançado hoje, na iTunes Store, a versão do jogo Spore Origins para iPods modelos Classic e Nano.

Essas versões não funcionam no iPhone nem no iPod Touch. As versões para essas plataformas, bem como para demais celulares, estarão disponíveis apenas no dia quatro de setembro, quando o jogo base for lançado.

Baixaki Jogos conta o que viu do Spore na E3

O Baixaki Jogos, um dos maiores sites sobre jogos do Brasil, fez uma grande cobertura da E3 desse ano, com diversos broadcastings e artigos. Hoje eles publicaram um artigo sobre Spore, que vale muito a pena a lida.

Como de costume, você pode ler o artigo completo abaixo ou clicando aqui — que iremos levar você para a fonte.

E3 2008: A evolução é um processo demorado... Exceto em Spore.

A versão demonstrativa do Criador de Criaturas causou impacto. A versão completa do Criador de Criaturas causou mais impacto ainda. E o recente anúncio da Electronic Arts a respeito da finalização do desenvolvimento de Spore deixou milhares de jogadores com muito mais água na boca do que antes. O sucesso já está sendo atingido antes mesmo do lançamento do título.

Com a Electronic Entertainment Expo (E3) deste ano, informações brotaram sem parar a respeito do mais curioso game da EA. Tamanha repercussão ocorre devido às interessantes características do jogo: riqueza em detalhes e estratégia abordada de forma peculiar. A equipe Baixaki Jogos terá a chance de "brincar" com a versão completa em breve, mas, por ora, os usuários devem se contentar com as últimas e fantásticas informações que apareceram antes do lançamento do jogo.

Viva a vida!

Muitos ainda não sabem que Spore fará com que os jogadores vejam a vida com outros olhos. Será uma oportunidade única de dar início a uma pequena criatura e vê-la crescer e até mesmo tomar conta do espaço sideral. Ainda assim, os gamers poderão escolher qualquer uma das cinco fases oferecidas para começarem suas aventuras.

Sem dúvida, montar uma criatura do início será o maior destaque em um primeiro contato com Spore. A Maxis (agora proprietária da EA) cuidou para que o sistema de criação de monstros ficasse extremamente vasto, mas intuitivo para que os fãs possam dar asas à imaginação. Clicar e arrastar, ações simples que farão com que criaturas bizarras apareçam na tela.

Vale ressaltar que um dos maiores segredos para o sucesso prematuro de Spore é o maravilhoso conjunto de ferramentas desenvolvidas pela EA. Desenvolver e colorir serão ações não somente aplicadas às criaturas, mas também aos veículos e construções do jogo.

De célula a criatura

As três primeiras fases de Spore serão destinadas especialmente aos interessados pela evolução de seres vivos. Se o jogador optar pela primeira fase do game, deverá escolher a dieta e o planeta natal de sua criatura. Dessa forma, um meteoro cairá no planeta escolhido e semeará o local com vida. Seja bem-vindo a Spore.

É importante saber que a dieta refletirá diretamente a personalidade do gamer, uma vez que os carnívoros, por exemplo, são criaturas mais agressivas que as outras. Sobreviver realmente não será fácil com seres estranhos à volta.

Somente após a fusão com outras células e após a criação de novas células que a fase "criatura" aparecerá. Como muitos já sabem, as diversas características das criaturas serão exibidas aos jogadores, bem como uma linha do tempo indicando estágios variados na evolução do ser. Na fase "criatura", os gamers deverão encarnar fortemente o espírito "animal" e brigar sem parar para ter um lugar garantido na cadeia alimentar.

A terceira fase de Spore será a fase tribal, que apresentará os princípios básicos de comunidades de criaturas. Dessa forma (conquistando pouco a pouco a estabilidade em meio às outras cinco tribos que surgirão), os jogadores poderão ficar completamente preparados para enfrentar de frente os conflitos que despontarão entre os povos.

Comunidades extraordinárias

Um ponto de destaque será uma das últimas fases do jogo, Civilization. Escolhendo essa fase o jogador terá a possibilidade de desenvolver diretamente cidades povoadas com as criaturas recém-criadas. Haverá a oportunidade de determinar se a civilização será militar, econômica ou religiosa. A escolha afetará diretamente o futuro do estilo das construções e veículos que serão criados nas cidades.

O interessante é que criações de usuários do mundo todo (tanto criaturas quanto construções) serão exibidas aos jogadores. Com um simples navegador, os gamers poderão visualizar e escolher unidades criadas por jogadores de qualquer lugar da Terra. Será uma tarefa e tanto, administrar as construções (cujas posições dentro das cidades influenciarão diretamente em suas funcionalidades), veículos e unidades diversas.

Aqueles que escolherem o estilo militar de civilização terão a chance de bombardear diretamente quem estiver por perto. Isso será estritamente necessário para o domínio de certos recursos altamente disputados em pontos estratégicos do mapa. Primeiro, um continente; depois, o mundo. E ainda depois de tudo isso: o espaço.

O céu é o limite? Nem pensar...

Um breve clipe ilustrará o início da jornada dos jogadores pelo espaço afora. O esquema de controles poderá ser facilmente aprendido com um prático tutorial. Com isso, haverá a chance de contemplar do espaço os vários planetas de Spore, bem como controlar a altitude da nave principal do jogador. Tudo em prol da dominação cósmica.

Os diferentes astros proporcionarão tarefas de vários tipos aos viajantes. Completando gradativamente os objetivos das missões e explorando pouco a pouco a galáxia de Spore, os gamers conseguirão fazer contato com raças de outros sistemas planetários.

Tudo culminará com a descoberta de um poder espetacular, ainda não revelado pela equipe da EA. Mesmo finalizando a fase espacial do jogo, os gamers poderão continuar suas aventuras pelo cosmo, visto que haverá "apenas" meio milhão de planetas a serem explorados.

Um excelente meio de comunicação social

Antes de mais nada, a Sporepedia. Aniquilando todas as expectativas, a biblioteca de criaturas de Spore comprovou fortemente o sucesso que a versão demonstrativa do Criador de Criaturas obteve entre os jogadores do mundo todo. Com suporte a vários idiomas diferentes (assim como o site oficial do jogo), a Sporepedia oferece criaturas de todos os tipos (quase três milhões até agora). Contemplar os "plágios" de Homer Simpson em forma de "humanóide" é sinônimo de riso garantido.

Outra funcionalidade interessante será o Sporecast, no qual os jogadores conseguirão agrupar suas criações de todos os tipos (veículos, criaturas e construções, por exemplo). Também serão ações possíveis nomear e compartilhar os agrupamentos. Até mesmo uma linha do tempo aparecerá para as criaturas, mostrando as características mais desenvolvidas desde a sua criação.

As peculiaridades de Spore aparecerão no dia 4 de setembro para os PCs e para o Nintendo DS com Spore Creatures.

Novo papel de parede no site oficial

Estamos chegando perto do lançamento do Spore, e a equipe de desenvolvimento do jogo disponibilizou um novo papel de parede — e um dos mais bonitos até aqui.

As dimensões oferecidas são de 1600x1200 (16:10) pixels e 1900x1200 (16:9) pixels.

Papel de parede final — 1900x1200

O criador de criaturas do Spore poderá se tornar um framework?

Uma coisa é certa: as possibilidades criativas do Criador de Criaturas do Spore são no mínimo gigantes. Não há, segundo a IGN, um editor de conteúdo semelhante no mundo dos jogos.

Por isso abriu-se a questão recentemente, com um rumor, de que a Maxis e a Electronic Arts estariam dispostas a tornar o código do criador de criaturas em um framework, uma espécie de plataforma de desenvolvimento, para que outros desenvolvedores de jogos possam usar a tecnologia de maneira semelhante.

Imagina, então, um criador de prédios no SimCity 5. Eu compraria-o hoje.