Spore estará indo para o cinema?

Com Spore, nós estamos olhando para além do espaço dos jogos, como séries de TV, filmes, etc. Nós basicamente estamos plantando as sementes para que mais pessoas que não curtem jogos de computador conheçam o jogo.
Will Wright

Prévia do Spore Creatures no Baixaki Jogos

O Baixaki Jogos publicou um artigo prévio sobre Spore Creatures, a versão para Nintendo DS do jogo. Leia abaixo ou clique aqui para seguir a fonte.

As criaturas de Spore aportam também no Nintendo DS!

Ao compreender os princípios que regem o jogo Spore, os jogadores perceberão que o novo título da Maxis, companhia que desenvolveu The Sims e Sim City, entre outros simuladores, possui muita ciência por traz de suas criações bizarras.

O jogo tem várias facetas. Além do criador de criaturas do qual já foi liberada pela Electronic Arts uma versão demonstrativa, haverá a versão principal do título, que permite ao jogador controlar a evolução de uma determinada espécie desde um organismo unicelular até que a espécie ganhe inteligência, desenvolva uma sociedade e expanda seus domínios para fora do planeta.

Criaturas de Spore

Na versão para Nintendo DS, intitulada Spore Creatures, o jogador viverá apenas um trecho dessa evolução, no qual o personagem por ele está no estágio conhecido no jogo como “criatura”.

Após gastar 20 pontos para criar seu personagem, o jogador começa a percorrer sua aventura, que conta com 12 níveis diferentes. Ao final de cada fase, o jogador ganhar uma taxa de pontos extras — como se fossem pontos de experiência —, que podem ser gastos comprando novas partes de corpo ou habilidades para sua criaturinha.

O jogo servirá como uma espécie de mini-game portátil para os donos do jogo para PC, já que a aventura do Nintendo DS não conta com grandes opções. Em contrapartida à versão para PCs, em Spore Creatures o jogador comanda criaturas em duas dimensões, e não tridimensionais.

Aproveitando que o cenário do jogo continua sendo tridimensional, os desenvolvedores criaram uma movimentação tridimensional para as criaturas que se assemelha à de Paper Mario, em que o personagem é achatado quando visto de frente.

As missões envolvem avançar por diversos cenários, eliminando adversários no caminho. Para tanto, o jogador utiliza a Stylus, efetuando traços rápidos repetidamente sobre o inimigo, como se portasse uma espada. Além disso, existem mini-games nos quais a criatura deve cantar e dançar para fazer amizade com outros de sua espécie, e mesmo de outras espécies não-hostis.

As possibilidades de criação são muito variadas. Apesar do jogador poder salvar apenas 10 criações simultâneas, a expectativa de Will Wright, criador de Spore, é que em pouco menos de um ano após o lançamento do título, mais de um milhão de criaturas diferentes tenham sido criadas.

O jogo aportará no mercado brasileiro ao Nintendo DS no mesmo dia que as versões para PC e para Nintendo Wii chegarão às lojas nacionais, em 5 de setembro de 2008. Aliás, vale a pena citar que Brasil e Europa receberão o jogo 2 dias antes do resto do mundo, que terá seu lançamento em 7 de setembro de 2008.

Sporepédia pode ser usada em outros jogos

Em uma entrevista para o site Yahoo! News, Will Wright comentou como o jogo foi criado com a ajuda de vários campos da ciência (física, química, biologia, sociologia e astronomia). Ele também comentou sobre seus planos de usar as criações da Sporepédia para povoar outros jogos da série:

Falando sobre as criações geradas pelos usuários, Wright já está pensando em novas formas de usar esse conteúdo.

“Nós estamos experimentando usar esse banco de dados de conteúdo para povoar outros jogos, onde nós podemos ter todos os veículos criados pelo criador de veículos em outro jogo Spore que é uma experiência bem diferente do Spore”, disse Wright.

SporeDay: mais dois protótipos (Espaço e SPUG)

Mais dois novos protótipos foram postos para download hoje no SporeDay: Espaço e SPUG — dois protótipos feitos em um estágio de desenvolvimento mais avançado.

Você pode baixar os protótipos no site oficial ou em nossa página de downloads.

O jogador explora uma galáxia de estrelas com sua espaçonave, descobrindo novos mundos para terraformar e colonizar, além de encontrar espécies alienígenas com as quais pode fazer amizade ou entrar em guerra.

Colônias bem-sucedidas proporcionam mais recursos e renda para o jogador, que pode, então, investir esses ganhos em pesquisas tecnológicas. Tecnologias avançadas permitem que o jogador possa terraformar, colonizar, guerrear e explorar com maior eficiência.


SPUG é um protótipo de jogabilidade para o estágio de Criatura do Spore.

O jogador controla um avatar em um terreno planetário simples, onde pode caçar suas presas, fugir de seus predadores, alimentar-se, descansar e desenvolver suas habilidades.

Não há nenhuma limitação para o desenvolvimento de habilidades, mesmo que seja trapaceando. Esta ferramenta foi desenvolvida para oferecer aos designers a oportunidade de explorar as diferentes economias possíveis para o estágio de criatura, então as limitações de desenvolvimento são auto-impostas.

Dois novos protótipos: Espaço e SPUG

Essa semana teve SporeDay, e a Maxis lançou dois novos protótipos:

Espaço: O jogador explora uma galáxia de estrelas com sua espaçonave, descobrindo novos mundos para terraformar e colonizar, além de encontrar espécies alienígenas com as quais pode fazer amizade ou entrar em guerra.

Colônias bem-sucedidas proporcionam mais recursos e renda para o jogador, que pode, então, investir esses ganhos em pesquisas tecnológicas. Tecnologias avançadas permitem que o jogador possa terraformar, colonizar, guerrear e explorar com maior eficiência.

SPUG: O SPUG é um protótipo de jogabilidade para o estágio de Criatura do Spore.

O jogador controla um avatar em um terreno planetário simples, onde pode caçar suas presas, fugir de seus predadores, alimentar-se, descansar e desenvolver suas habilidades.

Não há nenhuma limitação para o desenvolvimento de habilidades, mesmo que seja trapaceando. Esta ferramenta foi desenvolvida para oferecer aos designers a oportunidade de explorar as diferentes economias possíveis para o estágio de criatura, então as limitações de desenvolvimento são auto-impostas.

Você pode baixá-los na nossa central de downloads