Spore pode usar SecuROM

O GamingSteve conseguiu informações de que Spore vai usar um sistema de controle de instalações chamado SecuROM, que vai requerer que o jogador fique conectado à internet para instalar e validar o jogo. Confira a explicação de como esse sistema funciona abaixo:

Isso é o que o SecuROM faz:

Após ser ativado, o SecuROM vai obrigar revalidar o jogo a cada dez dias (caso a chave serial vaze, ela pode ser banida). Para que esse prazo de dez dias não seja muito abrupto, o SecuROM tenta revalidar a instalação nos últimos cinco dias desse prazo para deixar ele validado por mais dez dias. Se ele não puder ser revalidado antes desses 10 dias, nada acontece com o jogo. Mas depois desses 10 dias, ele vai ter que ser revalidado antes de abrir.

Outro jogo lançado pela EA esse ano, Mass Effect, usa o SecuROM, e os rumores de que Spore vai usar também estão aumentando. Quando alguns membros da comunidade falaram com MaxisCactus, ela respondeu:

Eu não posso comentar sobre o SecuROM no momento, mas nós estamos cientes da preocupação dos jogadores e vamos mandar novas informações conforme elas ficarem disponíveis.

Vale lembrar que Spore pode ser jogado offline, então não sabemos exatamente se o SecuROM só vai validar os recursos online, como a Sporepédia, a página Meu Spore e a Spore Store, ou se vai influenciar no jogo offline também. Esperamos mais informações da Maxis.

Astrobiologia em Spore

NASA Astrobiology Institute:

Spore, o jogo baseado em astrobiologia que está para ser lançado em breve pela Electronic Arts (EA), é descrito como “uma jornada épica que leva você da origem e da evolução da vida através do desenvolvimento da civilização e tecnologia, até os confins do espaço sideral”. Os exploradores de Spore poderam travar batalhas épicas pela sobrevivência na sopa primordial; encontrar, socializar e evoluir com outras criaturas, formar tribos e construir uma civilização, uma nave espacial e explorar a fronteira final.

Co-fundador da thatgamecompany fala sobre sair do time de desenvolvimento do Spore Creatures

Gamasutra:

Por exemplo, o Spore da Maxis é incrível, mas Spore não é o tipo de jogo que a thatgamcompany pretende fazer. Depois de trabalhar nele por um tempo, mesmo com o jogo sendo muito divertido, e todo o mundo lá é muito criativo, e eu estava criando protótipos todos os dias. Era como o emprego perfeito para um game designer — e eu ainda não sei porque eu saí. (risos)

Eu acho que é porque quando você joga um jogo, você tem um objetivo, e cada ação que você faz tem uma resposta clara e uma recompensa que diz “ei! Agora você está mais perto do objetivo!”. Seja uma barra de experiência, ou um dinheiro que você está coletando, eu acho que não importa o quão difícil seja trabalhar na Maxis, eu não estou mais próximo de atingir o objetivo que eu estou procurando.

Então, eu acho que eu só quero criar algo que seja uma contribuição para a indústria. Se eu tivesse ficado com Spore naquela época — eu não sei nem quando ele ficará pronto, mas eles finalmente anunciaram uma data de lançamento. Eu só pensei, “Se eu sair nesse momento, e começar a criar um novo jogo, eu talvez consiga criar um jogo antes do Spore ser lançado.” Eu acho que ainda temos uma chance!

Então, [um novo jogo] mais flOw, eu penso que ter dois jogos para o jogador é melhor do que… deixar uma empresa antes do jogo estar pronto? Sim, é ruim para a Maxis, mas eu acho que é melhor para os jogadores; para todos, ter mais jogos para os jogadores — mais jogos com um sentimento diferente.

Essa entrevista com o Jenova Chen é excelente. Ele é um designer que ainda terá grandes ideias pela frente, e flOw é fantástico (e com muito gostinho da fase de Célula do Spore). É interessante ver ele falando de “ter tempo pra lançar um jogo antes de Spore”, como se Spore fosse causar um impacto grande demais que eles teriam que repensar seus próximos jogos. Vamos esperar pra ver! :D