Como explicar Spore para seus amigos

Game Stooge:

Se você quiser categorizar, Spore é um jogo de deus / de simulação estratégica / de simulação de vida / de simulação econômica / de ação / arcade / de RPG / de estratégia em tempo real. Mas isso não iria caber na caixinha do jogo, então eu falei com o VP da Maxis, Patrick Buechner, e perguntei: “E então, o que é Spore?”.

Buechner começou sua resposta com “É difícil de classificar Spore em apenas uma categoria de jogo tradicional”. (Jura!) Então ele começou dizendo que é um jogo de deus com elementos básicos de simulação, e que “cada nível de evolução tem uma dinâmica de controles diferente”. Patrick reforçou alguns detalhes que já discutimos, que cada fase “vai da simplicidade do arcade na Célula, para o controle de avatar na Criatura, para controles estilo The Sims na Tribo, estratégia em Civilização e de volta ao avatar com Espaço”, e que Will sintetiza toda a experiência como um “jogo massivo de um jogador”.

Como o Mallan da LadyMpire foi criado no Spore

Hoje mais cedo, a Maxis enviou uma newsletter sobre como as criaturas de fãs foram criadas no Spore. A LadyMpire, uma fã de The Sims que também faz parte da comunidade de Spore, postou no seu blog sobre como foi o processo de conversar com os designers da Maxis para criar sua criatura:

Para participar eu tive que assinar um formulário permitindo que eles usassem a minha criatura de qualquer maneira que eles quisessem. Eu estava muito empolgada e assinei na hora, enviei para eles por FAX e comecei a esperar. Nós não podíamos falar sobre isso até que as criaturas fossem divulgadas no site oficial. Agora o Spore.com exibe o desenho original da minha criatura com a criatura que foi criada no Spore, com comentários da desenvolvedora.

Desenho de uma criatura com pés e cauda de anfíbios, e uma pinça superior que sai da testa O Mallen original.

Mesma criatura da imagem anterior, mas agora em um modelo 3D criado em Spore O Mallen feito por Kate Compton em Spore.

É muito bacana. A desenvolvedora também compartilhou um pouco da experiência sobre como foi criar essa criatura:

Já que é anfíbio, eu dei a ele uma textura de pele porosa e molhada, como uma centopeia, que vai ser bom tanto na terra quanto no banhado.

A equipe da Maxis enviou as criações para o centro de Astrobiologia da NASA também:

As gelras indicam que Mallen provavelmente não consegue respirar acima da linga da água. O membro especializado que termina na forma de uma pinça pode significar que é um predador que traça armadilhas para sua presa.

Confira todas as criações de fãs refeitas e comentadas no spore.com.

Anúncio oficial: Spore Criador de Criaturas

REDWOOD CITY, Calif. — Electronic Arts Inc. e Maxis anunciam hoje que uma versão de demonstração gratuita para download e uma versão completa para venda do Spore Criador de Criaturas estará disponível a partir de 17 de junho de 2008. O Criador de Criaturas dá aos fãs de Spore, e aquelas que estiverem curiosos, uma primeira oportunidade de projetar suas espécies e compartilhar elas com seus amigos. Todas as criaturas criadas com o Criador de Criaturas poderão ser importadas na edição completa de Spore para PC e Mac quando ela for lançada em 5 de setembro de 2008 na Europa e 7 de setembro de 2008 na América do Norte.

“Nós estamos empolgados por finalmente oferecer as ferramentas de criação do Spore aos jogadores ao redor do mundo”, disse Will Wright, designer chefe da Maxis. “As incríveis criaturas que os jogadores vão criar nesse verão vão ajudar a povoar o universo do jogo que todos nós vamos experimentar quando Spore for lançado em setembro então, de certa forma, o Criador de Criaturas é o nascimento de Spore”.

A demonstração gratuita do Criador de Criaturas do Spore estará disponível mundialmente para baixar através do www.spore.com. A demonstração vai permitir que os jogadores deem forma, pintem e brinquem com um ilimitado número de criaturas usando 25% das partes de criação do Spore. Os jogadores vão poder compartilhar suas criações com seus amigos, inclusive através de envios automáticos para o YouTube. A demonstração também estará inclusa no The SimCity Box, que será lançado em 23 de junho.

Uma versão completa do Criador de Criaturas do Spore estará disponível para a venda na América do Norte por US$ 9,99 e na maior parte dos territórios europeus por € 9,99, e dará acesso a todas as partes de criação no jogo.

Spore, o aguardado novo jogo dos criadores de The Sims, dá ao jogador seu universo pessoal em uma caixa. Crie e evolua a vida, estabeleça tribos, construa civilizações, esculpa mundos inteiros e explore o universo criado por outros jogadores. Spore dá aos jogadores um conjunto de ferramentas de criação para personalizar quase todos os aspectos do universo: criaturas, veículos, construções, e até mesmo naves espaciais. Jogadores poderão compartilhar suas criaturas automaticamente com o mundo ou explorar infinitas novas galáxias criadas por outros jogadores.

Consumidores podem visitar www.spore.com para se inscrever na newsletter de Spore ou conferir as novas imagens e vídeos do jogo. Membros da imprensa podem visitar o site para a imprensa da EA em info.ea.com para mais informações sobre todos os jogos da EA.

A versão completa do Criador de Criaturas do Spore não estará disponível em todos os territórios.