Blog aponta possíveis problemas legais com a criação de conteúdo do Spore
Spore é revolucionário, isso todo o mundo sabe. Não só sua magnitude, de apresentar toda a geração e evolução de uma civilização, mas também pelos seus diferenciais: a criação total de conteúdo e seu compartilhamento online.
O FT Tech Blog apontou, porém, alguns problemas que a Electronic Arts poderá enfrentar num futuro próximo, quando a Sporepédia estiver repleta de personagens da Pixar, do Mario ou de outros jogos e/ou produtos de outras empresas.
É claro que, na visão do criador, sempre será uma homenagem ao original, uma criação inspirada pelo amor àquele personagem. Porém, é claro, o outro lado da moeda pode não gostar tanto disso. E se aparecer lá um Surrey, ou um Buzz Lightyear, a Pixar vai gostar da homenagem ou achar um ultraje que uma empresa esteja usando a imagem dela? A Nintendo vai gostar de ver Goombas e Koopas e Yoshis rolando pelas galáxias de Spore?
Claro que, visto do lado dessas empresas como a Pixar e a Nintendo, que se interessam pela paixão dos seus fãs pelas criações de homenagens, o caso pode não ser sério. Mas se uma empresa menor, ou uma concorrente direta como a Actvision, não curtir que um personagem famoso tenha uma versão “esporizada”?
Isso levanta uma questão muito importante do que poderá se tornar a Sporepédia. Ou a) um verdadeiro catálogo com milhares de criações livres, originais ou não; ou b) um espaço recriminado pelas leis de propriedade intelectual, que selecionará as criações que poderão ou não pertencer ao seu catálogo.
É esperar para ver.
Vídeos da apresentação de Spore na Campus Party Espanha
Eu não tenho ideia do que está acontecendo nesses vídeos mas ei, tem alguém demonstrando Spore!
NintendoWorld: Prévia de Spore Creatures
A premissa do jogo é bem simples. Você joga como uma criatura recém saída do ovo, chamada Oogie, que pode ser evoluída com várias bocas, braços, pernas e outros apetrechos usando uma versão simplificada do Criador de Criaturas. Partes adicionais permitem que você ataque, aumente sua defesa ou movimento, ou melhore suas habilidades sociais. Sua criatura pode ser alterada em qualquer ninho, que é um ponto de salvamento. No jogo completo você coleciona partes melhores conforme você progride, mas na demonstração da E3 várias partes estavam disponíveis para testarmos. Eu joguei pelo tutorial, que foi projetado para familiarizar os jogadroes com as várias opções de menu e ícones que são encontrados no jogo. Sua criatura irmã, que age como uma guia nessa sequência, é abduzida por um alienígena malvado voando em um OVNI, o que oferece a trama do jogo. Oogie eventualmente explora vários planetas na sua aventura.
Eu não sei porque a galera pega tão pesado com o Spore Creatures nos fóruns. É obviamente um jogo mais simples para crianças mais jovens que também querem se divertir com o Spore, mas não tem um computador forte o suficiente ou os pais ainda não deixam usar o computador. O Nintedo DS é um bom videogame que não tem muito poder de processamento, e o Spore Creatures faz bom uso dele mesmo assim. Eu com certeza vou testar o jogo quando ele for lançado!
1Up dá uma olhada no Estágio Celular de Spore (e nos protótipos)
O 1Up está com um artigo muito bacana sobre os primórdios da vida em Spore, e os primórdios do desenvolvimento do jogo também. O artigo é principalmente sobre o Estágio Celular e sobre como os desenvolvedores chegaram até essa ideia de como ele ia funcionar, e comentam como os protótipos ajudaram eles nesse processo — inclusive em mostrar quais estágios e recursos deveriam sair do jogo.