Designer do Criador de Criaturas do Spore saiu da Maxis

Chaim Gingold, o designer responsável pela concepção e desenvolvimento do Criador de Criaturas do Spore (e, pelo que podemos entender, de todos os criadores do jogo), deixou a Maxis “há algum tempo”, ele revelou em uma entrevista para o blog Space Oddity.

Chaim, junto com Chris Hecker, foi um dos primeiros desenvolvedores a embarcar no projeto que seria Spore, com Will Wright. Chaim e Chris desenvolveram uma série de protótipos (que estão sendo lançados no Spore.com) como “provas conceituais” das simulações do jogo. Chaim também é o grande responsável pelo Criador de Criaturas ser fácil de aprender a usar, e complexo para dominar todas as suas ferramentas. É uma perda triste para a Maxis, mas a gente aqui do Esporo deseja a ele todas as melhores oportunidades e ótimos jogos à frente!

Space Oddity conversa com Chaim Gingold

Space Oddity teve a oportunidade de conversar com Chaim Gingold recentemente. Gingold é o responsável pelo design e pela tecnologia dos Criadores do Spore.

Space Oddity:

Chaim começou a trabalhar em Spore cerca de 2002 como um estagiário, fazendo vários protótipos. Originalmente haviam mais desenvolvedores fazendo protótipos, mas em Spore era apenas ele e Will Wright. Os outros estavam terminando The Sims Online.

Trabalhar nos editores significava trabalhar próximo a Chris Hecker, que fez a maior parte da tecnologia processual e de animação. Era um objetivo de design permitir que os jogadores criassem as criaturas do jogo elas mesmas. No início não havia uma coluna definida, apenas ossos. Isso provou ser muito difícil para que os jogadores e para o sistema de animação entender o que era o quê, e foi então que a coluna vertebral foi definida como uma âncora. Ele aprendeu muito com o que os animadores faziam para criar personagens interessantes. Muito do que eles faziam era inconscientemente, então tudo o que ele fazia era forçar eles a falarem perguntando várias vezes por que eles faziam o que eles estavam fazendo.