Novos detalhes sobre as fases de Spore

Depois do anúncio da data de lançamento de Spore ontem, vários sites publicaram entrevistas com o pessoal da Maxis, revelando alguns detalhes adicionais sobre como o jogo vai funcionar e algumas mudanças de jogabilidade que aconteceram desde a demonstração do jogo na Games Convention, ano passado. Aqui vai uma lista compreensível do que foi revelado:

Geral:

  • O editor permite que você grave vídeos de sua criatura e os envie para o YouTube automaticamente.
  • O jogo terá três níveis de dificuldade: fácil, médio e difícil.
  • A Sporepédia será compartilhada entre jogadores no Windows e no Mac, mas não com o DS e Mobile.
  • Você poderá adicionar amigos na Sporepédia. As criações de amigos serão baixadas automaticamente.
  • O editor de Criaturas será lançado de graça alguns meses antes do jogo final.
  • Já estão planejando expansões.
  • As coleções de criações da Sporepédia vão se chamar “Sporecasts”.

Criatura:

  • É possível criar criaturas humanas, mas é bem difícil.

Tribo:

  • Você pode caçar e domesticar outras criaturas.

Civilização:

  • Cidades podem ser econômicas, religiosas ou militares.
  • Para cada cidade e colônia, o jogo vai gerar uma música “hino”. Você também pode editar esse hino através do editor de cidades.
  • Nas fases anteriores a moeda do jogo é DNA, a partir da fase de Civilização é “especiarias”. Uma cidade deve coletar fontes de especiarias para ter dinheiro para comprar veículos e edifícios.
  • Você pode estabelecer rotas comerciais com outras civilizações.
  • É possível roubar uma cidade quando ela está desprotegida.

Espaço:

  • O objetivo final na fase do Espaço é atingir o centro da galáxia.
  • Você pode colonizar planetas e se transformar em um império ou federação, dependendo da sua postura com outras espécies.
  • Existe uma civilização poderosa perto do centro da galáxia, servindo como um “inimigo” final.
  • Planetas vão possuir diferentes cores de “especiarias”, e você pode estabelecer rotas comerciais com outras espécies para ganhar mais tipos de especiarias que possuem valores e raridades diferentes.
  • Ferramentas de terraformação confirmadas: desenhar rios,

Confira as prévias na Wired, Newsweek (aqui e aqui), Joystiq (aqui, aqui e aqui) e IGN.

Revista Wired revela mais informações sobre Spore Creatures e Spore Mobile

A revista Wired publicou uma prévia em que Will Wright guia o jornalista pelas fases de Spore, e revela algumas novidades que estou organizando para publicar logo em seguida. Eles também revelaram mais algumas informações sobre o Spore Creatures para Nintendo DS e o Spore Mobile. Confira:

Spore não está vindo apenas para o PC e Mac. Versões do jogo para Nintendo DS e celulares também serão lançados no dia 7 de setembro.

Claro, tudo foi adaptado para cada versão. O jogo para Nintendo DS se concentrará na fase de Criatura. Você vai criar seus próprios monstros e então enviá-los para o mundo. Você poderá usar os recursos de internet do DS para trocar criaturas com outros jogadores pelo mundo.

A versão para celulares será baseada no estágio de Célula, e você vai nadar por aí devorando outras criaturas em uma versão simplificada da fase do jogo.

Detalhes sobre a versão de Spore para Nintendo Wii

Eu sou um grande fã da Nintendo. Eu tenho um Wii e perco boa parte dos meus dias jogando Super Mario Galaxy. Isso talvez seja um problema, porque eu já estou ansioso por jogar Spore no computador, e agora eu vou ficar na expectativa de jogar Spore no DS e no Wii também.

Por sorte, a versão pra Nintendo Wii não vai ser lançada junto com a versão de PC e Nintendo DS. O site Revogamers entrevistou a produtora Caryl Shaw durante uma apresentação de Spore na Espanha. Ela afirmou que a versão de Spore para Wii está em fase de planejamento, e não vai ser a mesma coisa que a versão para PC.

RG: Ok, nós já sabemos que a versão de Wii não vai ficar pronta no lançamento…

CS: Isso.

RG: …então em 2009?

April (RH da EA): Nós ainda não temos uma data para a versão para o Wii, então não temos ideia. Estamos apenas em um estágio inicial de design. Nós amamos o Wii, mas não estamos prontos para anunciar nada agora.

CS: Will adora o Wii. Ele joga o Wii mais do que qualquer outro videogame. Então eu acho que quando a gente começou a comentar sobre a possibilidade de fazer um Spore para o Wii, ele já estava “eba, vamos fazer um Spore para o Wii!”. Ele está bem empolgado. Nós estamos muito focados em fazer o melhor jogo de PC que podemos, então temos que terminar o jogo que eu mostrei pra vocês e fazer ele ser o jogo que “significa tudo”, e fazer as pessoas se apaixonarem por ele. E então vamos olhar para as outras plataformas e fazer jogos apropriados para elas. Quer dizer, a versão para DS é diferente, porque o DS é uma plataforma diferente. Como o Wii. Todos sabemos como o Wii é diferente.

Leia a entrevista completa na Revogamers.