Vídeo do evento de apresentação do Criador de Criaturas
Ontem a Maxis apresentou o Criador de Criaturas em um evento nos estúdios da EA. Hoje um usuário subiu uma parte da apresentação no YouTube:
Obrigado pela dica, Space Oddity!
Ontem a Maxis apresentou o Criador de Criaturas em um evento nos estúdios da EA. Hoje um usuário subiu uma parte da apresentação no YouTube:
Obrigado pela dica, Space Oddity!
Spore é um jogo casual com uma quantidade ridícula de profundidade, permitindo que você contribua o quanto quiser. Os requisitos de sistema relativamente baixos do jogo indicam que você não precisará de um equipamento novo para começar a criar, e a interoperabilidade entre as versões para Mac e PC (que será lançada no mesmo dia, a propósito) significa que as pessoas podem trocar criaturas, independentemente de qual sistema operacional eles usam. O Creature Creator é apenas o começo - com o jogo completo chegando em setembro, vamos poder criar veículos de todos os tipos, e nossos próprios edifícios, todos os quais podem ser compartilhados com o mundo.
O lançamento antecipado do Criador de Criaturas tornará o desenvolvimento do jogo muito mais fácil. Isso porque os usuários podem fazer o upload de suas próprias criaturas em uma Sporepédia, que pode ser compartilhada com todos os outros jogadores que comprarem o jogo. Os jogadores baixam essas criaturas em seus próprios jogos. Os desenvolvedores do jogo se concentram em criar ferramentas e mecanismos de jogo, mas não precisam usar seus próprios artistas para povoar o mundo com toneladas de criaturas.
Talvez o mais ambicioso é o aspecto de compartilhamento de conteúdo do Criador de Criaturas, que podem ser integrados à jogabilidade do Spore. Enquanto a Maxis fez um verdadeiro bestiário pessoal para o jogo solo, os jogadores podem importar criaturas criadas por seus amigos para ele também, através de uma lista de amigos na “Sporepedia”. O jogo rastreia os metadados das criaturas e os deposita onde for apropriado na linha do tempo evolucionária do jogo. Você pode até definir preferências para o tipo de criatura que preferir em seu jogo, e o Spore pesquisará no banco de dados por espécies criadas por jogadores que sejam apropriadas e as enviará para o seu computador (algo como TiVo para monstros). Bradshaw me disse que Maxis espera publicar dados agregados de criaturas em seu site, mostrando quais espécies são mais populares e bem-sucedidas. Será divertido ver o que as criaturas desenvolvem em uma espécie de simulação de seleção darwiniana originada pela multidão.
O Spore.com, que só é parcialmente acessível até o lançamento gratuito do Criador de Criaturas na próxima semana, servirá essencialmente como uma rede social onde os usuários podem compartilhar suas criaturas (que, na moda da Web 2.0, são marcadas e podem ser classificados por usuários) e interagem uns com os outros.
E, em uma estratégia inteligente, grande parte dos dados gerados pelos usuários do Spore.com é gerada em RSS ou HTML embutido e pode ser facilmente integrada em blogs e outros sites de redes sociais, como o Facebook.
Como uma nota lateral, a natureza processual das criaturas do Spore significa que os dados são altamente compressíveis; As criaturas são exportadas diretamente para arquivos de imagem PNG, que podem ser visualizados em software de imagem regular, mas que também contém todas as informações necessárias para carregar a criatura no jogo. Eles têm apenas algumas dezenas de kilobytes de tamanho.
Alguns sites de notícia começaram a receber as cópias do Criador de Criaturas do Spore. Sabemos que o Laughing Squid já recebeu o seu, e divulgou a imagem do disco:
A EA Brasil e a Maxis ainda não divulgaram se cópias do Criador de Criaturas vão ser enviadas para os fã-sites.
O Laughing Squid também divulgou que a Maxis vai começar um concurso de criações chamado Sporelebrity, mas não há mais detalhes sobre isso no momento.
Mark Hill:
Eu fui ao primeiro dia do Encontro de Marketing Conversacional hoje e um palestrante surpresa era Patrick Buechner, VP de marketing da Maxis, e ele demosntrou Spore! No espírito do evento, eu compartilho com vocês o fim da demonstração:
Dois tutoriais do Criador de Criaturas foram publicados no canal do Spore no YouTube.
No primeiro, o animador John Cimino ensina a criar uma criatura:
No segundo tutorial, ele dá uma visão geral de como funciona o Modo Pintura do Criador de Criaturas: