Primeira imagem da Sporepédia

O site 4Gamer publicou uma prévia com algumas imagens do jogo (que vamos publicar em breve) e, mais importante, a primeira imagem da Sporepédia — em baixa qualidade, mas acredito que teremos uma melhor nos próximos dias:

Catálogo de criações, exibindo cartões com várias criaturas

GameSpot: Conquistando o Universo

GameSpot:

Aparentemente, quando sua criatura sai do ovo, você começa a vida como uma versão “bebê”. Wright navegou pelo mundo com a pequena monstruosidade, “incomodando os vizinhos” ao se aproximar do território de outros herbívoros super-protetores, depois usou uma outra forma de “chamar” para atrair outras criaturas da mesma espécie, criando um bando. Bandos eventualmente formarão a base das sociedades primitivas da fase tribal do jogo — aparentemente, uma vez que você alcance essa fase, você vai librar o “editor de cabanas” para projetar o visual das cabanas das suas criaturas, e quando você avançar para a fase da cidade, você poderá criar prédios modernos e até mesmo a flora do ambiente.

Também a GameSpot, sobre o Editor de Criaturas:

Tudo isso é possível usando uma interface completamente em 3D. Peças se “grudam” onde você quer formar articulações, e dependendo do tipo de partes que você usa em sua criatura, sua natureza será diferente. Por exemplo, você pode criar uma criatura parecida com uma planta que é dócil com grandes sensores através de suas antenas, ou criar um monstrinho bruto com braços de gorila e garras e espinhos e coisas rasgando o corpo dele. Nós começamos criando um híbrido entre esses dois. Não importa o quão absurdo nós tentávamos criar essas criaturas, os resultados sempre pareceram no mínimo interessantes, senão desconcertantes. É claro que é possível salvar suas criações, e uma das coisas mais impressionantes sobre Spore é como suas criaturas vão povoar as galáxias de outros jogadores através do seu sistema de polinização de conteúdo, que irá transferir automaticamente conteúdos do jogador para outros jogadores.

GameSpy: Prévias de Spore na E3

GameSpy:

Sempre que você examinar criaturas, mundos ou sistemas solares, você coletará um “cartão” virtual que o representa. Esses cartões parecem com algo que você vê em jogos de cartas colecionáveis: eles contém uma imagem da criatura ou planeta, junto com estatísticas e informações. Se você clica no cartão de um planeta, você verá todos os cartões representando as criaturas que vivem naquele planeta — algo como uma rede virtual. Essa forma fácil de navegar por todo o conteúdo que você explorou se chama “Sporepédia”.

Ao entrar na fase do espaço do jogo, o objetivo passa a ser melhorar a sua nave, que é basicamente o avatar do jogador nessa fase. É você que decide como vai fazer isso. Você pode explorar mundos estranhos ou interessantes, encontrar artefatos alienígenas enterrados em planetas, que vão dar à sua nave novas habilidades (como armas ou ferramentas de terraformação). Ou você pode fazer acordos com outras civilizações avançadas para trocar por tecnologia.

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Raças alienígenas podem comunicar com o jogador usando uma interface simples. Eles podem ameaçar você ou oferecer paz, e você pode responder com um conjunto de respostas de múltipla escolha. Os bípedes verdes que estavamos torturando nos disse que eles iam lançar um ataque contra nosso planeta natal, e Wright disse para eles mandarem ver. Eles mandaram, e nosso planeta nos contatou com notícias de que eles estavam sob ataque. Nossa reputação como valentões galácticos implacáveis já estava se espalhando…

A GameSpy também teve a oportunidade de entrevistar Will Wright, e conseguiu mais algumas informações. O jogo deve ser lançado entre abril e maio de 2007, e será lançado em todas as plataformas, incluindo celulares, mas o lançamento inicial será apenas no PC. Wright comentou que essa é a última E3 em que o jogo será exibido, e que a EA não impôs uma data limite porque não quer que eles estraguem o jogo. Atualmente, a equipe de Spore tem cerca de 70 pessoas, o que é pequeno comparado com a maioria dos times de grandes jogos por aí, incluindo The Sims. Wright também comentou sobre mais inspirações e o PlayStation 3, você pode conferir tudo na entrevista.

UOL Jogos: Spore Impressiona

Nenhuma informação nova na prévia do Spore no UOL Jogos, apenas uma descrição da demonstração:

Um ecossistema começa a ser formado dentro da escala de evolução do jogo, quando Spore adquire uma identidade de SimCity, pela construção e administração de uma cidade. Nesse ponto, já possível passear pelo planeta e fazer contato com outras civilizações.

Isso é feito com naves espaciais, que parecem muito divertidas de se pilotar. É possível abduzir outras criaturas para levá-la ao seu ecossistema e, naturalmente, deixar o planeta para trás, partindo para a galáxia. Os planetas são diferentes entre si, visualmente falando, e existe um dispositivo, chamado Sporepedia, que lista as criaturas.

O contato com outras civilizações também pareceu divertido: Wright soltou fogos para conquistar a simpatia dos habitantes, mas logo depois destruiu o local, mostrando a porção Civilization, com as batalhas.

Spore será uma ferramenta de vida praticamente infinita, repleta de missões secundárias, oferecidas por outras civilizações controladas pelo computador. Some-se a isso o modo online e, efetivamente o jogo, que não impressiona pelo visual, mas sim pela concepção, atesta a competência e a maluquice do pai dos Sims.

IGN: Spore, demo e primeiras impressões

IGN:

Uma das coisas mais legais foi ver que a demonstração de hoje foi feita com o jogo, e não com o protótipo exibido no ano passado. A arte é consistente com o oque já vimos nos eventos anteriores, mas parece ser mais detalhada e refinada que antes. Will Wright também mostrou algumas coisas novas como o mapeamento de texturas nas criaturas e um pouco de jogabilidade, como uma versão bebê da criatura que você criou.

A demonstração começou com uma olhada no editor de criaturas atualizado, que tem um visual um pouco diferente do que vimos antes. O criador em si ainda tem as mesmas funcionalidades. Cada criatura inicial possui um corpo com uma vértebra que pode ser modificada usando a roda do mouse para fazer suas seções mais magras ou gordas. Depois disso, é apenas uma questão de adicionar braços, pernas, olhos, orelhas, bocas, pés, mãos (ou garras) e decorações.

Todas essas partes do corpo também podem ser modificadas. As juntas podem ser engordadas ou emagrecidas usando o mesmo método de manipular a vértebra, segmentos podem ser alongados ao arrastá-los em direções diferentes, e tudo pode ser aumentado ou diminuído.

A IGN também postou um vídeo da demonstração de Will Wright para a imprensa: