Will Wright fala de Spore na SoCal

Está acontecendo nos Estados Unidos uma conferência sobre entretenimento social, como jogos, filmes, etc. Ela se chama SoCal, e Will Wright apareceu por lá para falar sobre os recursos online de Spore.

A apresentação do criador do jogo foi bem clara: Spore não terá um modo multiplayer — mas estará cheio de recursos para conectar jogadores. O central será um imenso catálogo, onde todas as criações de todos os jogadores estarão: microorganismos, criaturas, ferramentas, flora, edifícios, veículos, naves e planetas. Os jogadores terão um perfil, e poderão se comunicar com outros jogadores de forma semelhante ao Orkut ou MySpace.

Haverá uma loja online, para comprar novos itens ou expansões, dar presentes para amigos (que você poderá adicionar em sua página de criador), etc. Esses recursos online são a base de toda a interação inter-jogadores do Spore.

Wright também falou dos conteúdos criados por jogadores no jogo. Para ele, essa é a peça central do Spore: haverá, sim, um conteúdo inicial criado pela Maxis para povoar os mundos pela primeira vez, mas depois — baseado em sua lista de amigos e preferências — o jogo irá fazer o download de outras criaturas, faunas, civilizações ou planetas para deixar o jogo mais desafiador, uma vez que todos os dados sobre a “personalidade” da criação acompanharão ela na transferência.

Will Wright deixou claro que essas tecnologias inovadoras de criação e compartilhamento são complexas, o que fará com que Spore seja lançado só no segundo semestre de 2007; e ainda avisou os preocupados por terem conexões discadas: os conteúdos são extremamente pequenos. Spore é para todos.

Datas de eventos importantes para acompanhar Spore

Spore percorreu alguns dos principais eventos de jogos do ano passado, e a cada apresentação novas informações foram apresentadas. Então é importante ficarmos atentos aos eventos desse ano para esperarmos mais novidades:

  • DICE Summit, 8–10 de fevereiro.
    Conferência da Academia de Jogos dos EUA. Will Wright dará uma palestra esse ano.
  • GDC, 20–24 de março.
    Conferência de desenvolvedores, duas apresentações sobre Spore já foram anunciadas.
  • E3, 9–12 de maio.
    A E3 será a primeira exibição pública de Spore esse ano. Uma enxurrada de informações, principalmente a data de lançamento, devem ser reveladas na conferência da EA.

Duas apresentações sobre Spore na GDC 2006

Spore foi apresentado para o mundo esse ano durante a GDC, a conferência anual de desenvolvedores de jogos. Ao que parece, ano que vem Spore estará em duas apresentações na edição 2006 do evento, que deve acontecer entre os dias 20 e 24 de março.

Will Wright não está listado como palestrante no ano que vem, mas a produtora Caryl Shaw e o diretor de desenvolvimento Eric Todd tem, cada um, uma apresentação sobre o desenvolvimento do jogo. Caryl vai apresentar “Criando comunidades ao redor do conteúdo de Spore”, onde ela vai comparar o processo que foi criar comunidades ao redor de SimCity e do Exchange The Sims 2 e quais lições serão levadas para a comunidade de Spore. A apresentação de Todd será mais técnica, concentrando em como os protótipos foram importantes nas primeiras etapas de pré-produção do jogo. A apresentação deve conter exemplos do jogo, então vamos ficar ligados nas novidades!