EA remove restrição de 10 dias do SecuROM de Spore

Estamos chegando em algum lugar! A EA nos ouviu e removeu a validação a cada dez dias para jogabilidade offline. Nós não conseguimos remover o DRM completamente, mas não precisaremos nos preocupar de não conseguir jogar um jogo que compramos.

A EA atualizou o FAQ de Spore no site oficial:

Pergunta: se o jogo não vai requerer autenticação a cada dez dias, ele vai precisar ser reautenticado?

Resposta: apenas quando o jogador decidir usar algum recurso online para baixar novos conteúdos para o jogo.

A BioWare, o estúdio responsável por Mass Effect, também deu uma declaração sobre o SecuROM presente no seu jogo.

Carta da equipe de Spore sobre o DRM

Caryl Shaw, produtora dos recursos online de Spore, enviou o seguinte email aos fã-sites hoje:

Olá fãs de Spore,

Nós queremos que vocês tenham certeza de que estamos ouvindo suas preocupações sobre a autenticação online divulgada no início da semana. Eu não queria partir pro fim de semana sem falar com vocês e dar mais algumas informações sobre como Spore está planejando usar esse sistema.

Algumas coisas que preciso deixar claro:

  • Nós autenticaremos seu jogo online quando você instala e executa ele pela primeira vez.
  • Nós vamos reautenticar o jogo quando o jogador usa os recursos online, baixa novos conteúdos ou atualiza o seu jogo.
  • O novo sistema permite que você possa jogar Spore sem usar o disco do jogo. E, se você for como eu, sempre perdendo os discos, vai adorar esse benefício.
  • Você ainda vai poder instalar o jogo em vários computadores.
  • Você poderá jogar offline.

Nós esperamos que você jogue online — compartilhar criaturas, edifícios e veículos com outros jogadores é algo único em Spore e um dos recursos mais legais do jogo. Todo o dia, quando jogo o Estágio da Criatura, eu posso ver todas as novas criaturas estranhas e incríveis que meus Amigos no time aparecem em uma colina e eu mal posso esperar para ver o que acontece quando a nossa criativa, apaixonada comunidade começar a compartilhar suas criações.

Eu adoraria escrever mais, mas eu tenho que voltar ao trabalho. Nós temos que terminar um jogo. :)

— Caryl

O Kotaku descobriu, após o envio desse email, o Spore vai usar uma versão personalizada do SecuROM que não vai requerer a reautenticação a cada dez dias, e sim apenas quando o jogo usar um recurso online. É um pequeno passo na direção certa, mas eu preferiria que eles removessem SecuROM, que podem causar muitos problemas na instalação ou durante o jogo.

Spore e Mass Effect não terão validação a cada 10 dias

Parece que os fãs-sites estão sendo ouvidos mesmo na Electronic Arts. A BioWare se pronunciou através de um FAQ sobre como funcionará o sistema do SecuROM em Mass Effect, que é o mesmo que estará presente no Spore.

P: Se o jogo não requer autenticação a cada 10 dias, ele vai precisar de re-autenticação?

R: Apenas quando o jogador executar os recursos online.

Obtido daqui.

Caryl Shaw fala sobre o SecuROM em Spore

Caryl Shaw, uma das desenvolvedoras de Spore, enviou um email para os fã-sites explicando as diferenças do SecuROM presente no Spore com os presentes no mercado atualmente.

Olá fãs do Spore,

Nós gostaríamos que soubessem que estamos ouvindo suas opiniões sobre a autenticação online que mencionamos mais cedo nessa semana. Eu não poderia esperar pelo fim de semana sem responder a vocês como Spore usará esse novo sistema.

Algumas coisas que nós gostaríamos que vocês soubessem:

  • Nós vamos autenticar o jogo quando você instalá-lo e executá-lo pela primeira vez;
  • Nós vamos re-autenticar quando o jogador utilizar os recursos online, baixar novos conteúdos ou patches para o jogo;
  • O novo sistema permite que você jogue sem a necessidade de ter o disco em seu computador. E se você é igual a mim, que está sempre perdendo discos, isso é um benefício enorme;
  • Você ainda poderá instalar e jogar o jogo em múltiplos computadores;
  • Você poderá jogar offline.

Nós esperamos que os jogadores joguem online — compartilhando criaturas, construções e veículos com outros jogadores, que é uma das coisas mais sensacionais do Spore. Todos os dias, quando eu jogo no Estágio de Criatura, eu sou bombardeada por novas e incríveis criaturas que meus colegas do time criam, e eu mal posso esperar para ver o que irá acontecer quando a comunidade criativa e apaixonada iniciar a compartilhar suas criações.

Eu adoraria escrever mais — mas eu tenho que voltar a trabalhar. Nós temos um jogo para terminar aqui :)

— Caryl.