Spore pode ser lançado para celulares

O GameSpot encontrou uma oferta de trabalho para desenvolver Spore. Novidade? Para versões portáteis.

Localizado na linda Califórnia, o time Spore procura por um experiente designer responsável por projetar, criar e gerenciar o sistema e conteúdo para títulos portáteis de Spore.

Não é de se impressionar. Como The Sims é o jogo mais vendido para PC, a Electronic Arts lançou recentemente The Sims 2 em todas as plataformas — incluindo o Nintendo DS, PSP e GameBoy Advance.

Will Wright fará apresentação na GDC 2006

Will Wright dará uma palestra na GDC desse ano, em março. A palestra de Wright é no dia 23, e foi anunciada de surpresa depois que a maioria das palestras já tinham sido anunciadas.

A palestra de Will Wright provavelmente mostrará mais de Spore. Segundo o anuncio oficial, a palestra é sobre estratégias de desenvolvimento e game design na nova geração.

Lembrando que há outras duas apresentações que vão usar Spore como assunto, então a GDC desse ano estará repleta de novidades para nós!

Washington Post: Evoluindo o Mundo Virtual

Washington Post:

Mas a multidão ficou mais encantada com Will Wright, criador de The Sims, que mostrou um novo jogo que está desenvolvendo na Electronic Arts chamado Spore. Ele permite que os jogadores criem espécies inteiras e façam com que elas evoluam dentro de um universo povoado por espécies e cidades criadas por outros jogadores. A idéia é colocar os jogadores no papel de um George Lucas ou um “Deus Galáctico”, disse Wright, e deixá-los compartilhar suas criações pela Internet em um ambiente virtual.

A criação de “mundos vivos” tem se tornado cada vez mais cara, e o conteúdo que os jogadores normalmente criam por conta própria não é tão bom assim, porque a maioria não possui a proficiência técnica dos desenvolvedores profissionais. Os criadores de jogos visam mudar isso, aproveitando o poder dos computadores para amplificar sua obra, disse Wright.

“Os computadores podem, na verdade, modelar os jogadores enquanto jogam, analisar o jogo deles - quais escolhas eles fazem, quais interações e frequências sociais”, disse ele. Os computadores podem melhorar os resultados das decisões dos jogadores usando modelos de física e comportamento.

Isso é o que acontece em Spore. Os jogadores criam criaturas usando menus simples, decidindo que tipo de membros e cores devem ter. No fundo, o computador aplica modelos de animação para fazer suas criaturas parecerem algo feito pela Pixar.

Wright mostrou animações vívidas das cidades, que vão desde aldeias fantasiosas até cidades urbanas que lembram onde vivemos hoje. As criações de cada jogador aparecem nas telas de outros jogadores porque o Spore redistribui a criação de cada pessoa pela Internet para todos que estão jogando. Os jogadores começam criando criaturas unicelulares, que evoluem para civilizações inteiras. Eventualmente, o jogo leva à viagem espacial ao redor de um universo repleto de planetas imaginários, cada um representado em detalhes surpreendentes.

“Por muito tempo, os jogos foram considerados os novos filmes”, disse Wright. “Isso ignora as oportunidades interessantes nos jogos.”

CNET News: Os jogos do amanhã, criados pelos jogadores enquanto eles jogam

CNET News:

Com o custo de jogos disparando, times de desenvolvimento estão crescendo para proporções de estúdios de cinema. A única maneira de evitar essa armadilha é em escalar os jogadores para ajudarem a criar seus próprios mundos, um grupo de criadores disse na quinta-feira.

[…]

O novo jogo de Wright, chamado de Spore, populará planetas fictícios com animais e cidades criadas totalmente por outros jogadores. Allard diz que o Xbox 360 estimulara outros desenvolvedores a permitirem que seus jogadores adicionem coisas aos mundos, e até mesmo vender suas criações através da loja central do Xbox.

PC Magazine: Interatividade e jogos - os próximos passos

PC Magazine:

A sessão de de manhã na EG 2006 era a que eu mais queria assistir, e foi espetacular. Wurman admitiu que ele sabia muito pouco sobre criar jogos, mas ele teve grandes pessoas que expliram para ele como, incluindo Bing Gordon, que exibiu a adaptação de “O Poderoso Chefão”; Will Wright demonstrou Spore, James Jorris mostrou simulações militares, e J. Allard falou sobre tornar os jogos mais mainstream.

[…]

[Sobre Spore] O jogo foi incrível. De várias maneiras, ele me lembrou de SimLife, um jogo antigo da Maxis no 802, mas reimaginado para jogabilidade moderna. Animações e comportamentos são completamente criados pelo computador, com as criações sendo criadas por outras pessoas. Você começa evoluindo uma célula simples, depois acasalando com outras criaturas, e eventualmente criará estruturas e sociedades, veículos, e naves espaciais para exporar o universo. Esse é o jogo que eu mal posso esperar para experimentar.