Spore e Mass Effect não terão validação a cada 10 dias

Parece que os fãs-sites estão sendo ouvidos mesmo na Electronic Arts. A BioWare se pronunciou através de um FAQ sobre como funcionará o sistema do SecuROM em Mass Effect, que é o mesmo que estará presente no Spore.

P: Se o jogo não requer autenticação a cada 10 dias, ele vai precisar de re-autenticação?

R: Apenas quando o jogador executar os recursos online.

Obtido daqui.

Caryl Shaw fala sobre o SecuROM em Spore

Caryl Shaw, uma das desenvolvedoras de Spore, enviou um email para os fã-sites explicando as diferenças do SecuROM presente no Spore com os presentes no mercado atualmente.

Olá fãs do Spore,

Nós gostaríamos que soubessem que estamos ouvindo suas opiniões sobre a autenticação online que mencionamos mais cedo nessa semana. Eu não poderia esperar pelo fim de semana sem responder a vocês como Spore usará esse novo sistema.

Algumas coisas que nós gostaríamos que vocês soubessem:

  • Nós vamos autenticar o jogo quando você instalá-lo e executá-lo pela primeira vez;
  • Nós vamos re-autenticar quando o jogador utilizar os recursos online, baixar novos conteúdos ou patches para o jogo;
  • O novo sistema permite que você jogue sem a necessidade de ter o disco em seu computador. E se você é igual a mim, que está sempre perdendo discos, isso é um benefício enorme;
  • Você ainda poderá instalar e jogar o jogo em múltiplos computadores;
  • Você poderá jogar offline.

Nós esperamos que os jogadores joguem online — compartilhando criaturas, construções e veículos com outros jogadores, que é uma das coisas mais sensacionais do Spore. Todos os dias, quando eu jogo no Estágio de Criatura, eu sou bombardeada por novas e incríveis criaturas que meus colegas do time criam, e eu mal posso esperar para ver o que irá acontecer quando a comunidade criativa e apaixonada iniciar a compartilhar suas criações.

Eu adoraria escrever mais — mas eu tenho que voltar a trabalhar. Nós temos um jogo para terminar aqui :)

— Caryl.

Spore terá proteção anticópias “aprimorada”

A Electronic Arts anunciou hoje que a Spore e Mass Effect, premiado RPG da BioWare, usarão o sistema anticópias SecuROM.

O SecuROM é um sistema que valida a instalação de um jogo em uma máquina e o limita em até um número fixo de instalações diferentes. Isso quer dizer que Spore terá um limite de instalações disponíveis. O SecuROM também necessida de autenticação periódica para que o produto protegido continue sendo executado normalmente.

Em BioShock, o SecuROM apresentou muitos problemas com quedas de servidor. Também, a autenticação periódica era de uma vez por semana, obrigatoriamente. Segundo a EA, porém, o SecuROM implementado em seus jogos será uma versão melhorada e estável do sistema.

Diga NÃO ao DRM de Spore!

Está na hora de nos opormos à ideia da EA de implementar o novo sistema SecuROM que precisará que os jogadores validem seus jogos a cada dez dias.

Eu estou decepcionado que eles estão trazendo esse recurso de “segurança” ao Spore, é um tapa na cara dos seus jogadores. Basicamente, o que a EA está fazendo é supervisionando os jogadores que estão comprando seus jogos. A cada dez dias, nossas cópias de Spore vão contatar os servidores da EA para validar o jogo que compramos para permitir que podemos continuar jogando. É uma das ideias mais estúpidas que a EA já teve.

O principal ponto que me desaponta é que Spore era para ser um jogo com recursos online mas que poderia ser jogado completamente offline. Agora? Parece que não vai ser assim. Qual o benefício de ter um jogo offline que precisa estar conectado aos servidores da EA? Se você estiver de férias por um mês na praia e não tiver internet e quiser jogar Spore no seu laptop você não vai poder!

Essa ideia de SecuROM parece um tiro no pé da EA, e eu tô prevendo que isso vai causar mais pirataria no jogo, porque os piratas vão conseguir cópias sem o DRM e vão ter todos os benefícios do jogo enquanto as pessoas que o compraram vão ter que sofrer com esses sistemas que previnem a pirataria mas que não funcionam e só complicam a vida dos seus consumidores.

É um grande erro da EA, e vamos ver como isso vai refletir nas vendas do Mass Effect. Eu não quero que algo assim aconteça com Spore, e nós precisamos agir e mostrar nossa insatisfação para a EA e evitar que isso aconteça. Mande emails para [email protected] e vamos pôr um fim nessa ideia terrível.