Jornal britânico testa Spore

O jornal britânico The Times publicou uma prévia de Spore. A esse ponto eu não sei se as prévias vão trazer alguma novidade, porque teoricamente o jogo já está quase pronto.

Mesmo assim, é uma boa lida porque o artigo nota as semelhanças de Spore com The Sims. Não em termos de jogabilidade — os jogos são bem diferentes para se jogar — mas em termos da relação que eles criam com o jogador.

The Sunday Times:

Para entender Spore, você precisa entender The Sims. E para entender os dois você precisa entender [Will] Wright, a condição humana, a história cósmica e a evolução do que Wright chama de “meta-cérebro”, a inteligência agregada de milhòes de pessoas online. Eles podem ser só jogos hoje mas, se Wright estiver certo, eles serão os precursores da futura condição humana.

A Evolução de Spore (prévia)

O site MacLife publicou uma excelente prévia descrevendo as diferentes fases do Spore (nada de novo, mas é bem escrito) e como a sua criatura evolui entre eles. Eles também fizeram uma boa descrição de como o jogo se desenvolve, e quanto tempo eles ficaram em cada fase até enjoarem:

Os editores de criatura são o cerne da criatividade de Spore, um misto de Sr. Cabeça de Batata e o Maya. Depois de ganhar pontos suficiente e atualizar opções — geralmente comendo inimigos — você vai poder adicionar uma dúzia de partes. Cada traço impacta diretamente a performance da criatura no mundo. Braços grandes dão força, pernas extras aumentam a velocidade, e um rabo espinhento adiciona uma arma que está sempre à disposição. Mas também existem chifres, antenas, narizes, bocas e praticamente todo o tipo de parte do corpo.

Essas partes vão bem em qualquer lugar. Ao invés de haver uma animação pré-programada, o motor gráfico entende suas escolhas e as posições das partes e como isso vai afetar a criatura. Adicione pernas fortes atrás do corpo, e o jogo vai fazer a criatura rebolar. Adicione uma terceira parte como um ombro estranho. Você controla o tamanho do pescoço, a forma do corpo, e praticamente todo o resto, e o jogo vai trazer a criatura à vida automaticamente.

YouTube & Spore

A gente já meio que tinha uma ideia de que o Spore ia funcionar com o YouTube desde a palestra da Caryl Shaw na GDC, mas agora o YouTube deixou oficial: é possível enviar vídeos para o site automaticamente pelo Criador de Criaturas.

Isso é possível a partir das APIs do YouTube, ferramentas que os desenvolvedores usam para integrar um serviço ao outro. O anúncio foi feito pelo blog oficial do Google, que explica como os desenvolvedores do Spore fizeram isso.

Eu não uso muito o YouTube então provavelmente não vou usar esse recurso, mas é muito legal saber que ele é um dos vários serviços online que o Spore vai ter. Vai ser divertido de ver todo o mundo criando criaturas que jogam veneno pelos olhos em vídeos pela Internet.

Spore Creatures: primeiras impressões

O Eurogamer publicou suas primeiras impressões sobre o Spore Creatures para o Nintendo DS, em uma demonstração guiada pelo produtor Jason Haber.

Spore Creatures não é baseado na fase da Criatura do Spore para PC, a versão para DS é completamente focada em criar uma criatura e colecionar partes que melhorem suas habilidades.

Eurogamer:

São 30 níveis de evolução e 275 partes para colecionar conforme você progride. É possível mudar o tamanho e rotacionar cada uma das partes, e existem várias opções para escolher a cor da pele e dos detalhes da sua criatura. Haber diz que uma boa seleção de partes já está disponível quando você começa o jogo. A ideia é que seja simples para projetar uma criatura que é única tanto em termos de visual quanto de habilidades.

Quando você estiver feliz com o design da sua criatura de nível inicial, você pode começar a explorar a ilha tropical que você habita. A movimentação da criatura é feita através da stylus ou através do direcional digital. “Normalmente, eu prefiro usar a stylus” diz Haber. “É mais divertido, e significa que você pode jogar com uma mão”. Ele realmente gosta do jogo.