Mensagem de MaxisCactus aos fã-sites

Todo o jogo da Maxis possui um Gerente de Comunidade que é o responsável pela interação do estúdio com os fãs. No caso de Spore, esse gerente é MaxisCactus, que enviou a seguinte mensagem para os fãs:

Oi pessoal,

Eu sou MaxisCactus, Gerente de Comunidade do Spore. Eu estou trabalhando em Spore aqui na Maxis por um pouco mais de um ano, e estou muito feliz em trazer novas informações sobre esse jogo. Eu vou estar aqui para dar as últimas novidades conforme elas puderem ser reveladas.

Muitos de vocês criaram sites incríveis que são dedicados a trazer informação aos fãs de Spore. Suas contribuições ajudaram a trazer muito suporte a esse projeto, e ajudaram a criar muito do entusiasmo que está circulando sobre Spore. É ótimo ver o entusiasmo que está sendo criado pela dedicação de vocês.

Eu sei que vocês estão esperando para ouvir sobre quando esse jogo vai ser lançado, e eu estou muito feliz em dizer que a data de lançamento oficial de Spore é 7 de setembro de 2008! Vocês estão livres para publicarem essa informação em seus próprios sites e avisarem os fãs que eles podem se preparar para jogarem o jogo.

Inclusive, tem um novo vídeo do jogo no Spore.com, então não esqueça de dar uma olhada: http://www.spore.com/screenshots.php?movieID=7&play=hi.

Para quem quiser mais novidades, ou querem dar mais uma olhada no jogo, fique de olho que várias novas imagens vão ser publicadas no Spore.com nos próximos dias. Terão imagens de criaturas e telas de jogabilidade que vocês vão poder postar nos seus próprios sites.

MaxisCactus
Gerente de Comunidade
Electronic Arts

Entrevista com a equipe da Maxis sobre o lançamento

Que dia! A data de lançamento de Spore finalmente foi anunciada e muitas informações estão aparecendo por aí.

A Newsweek publicou uma entrevista em três partes com Will Wright e outros desenvolvedores do time de Spore na Maxis. Confira a tradução de uma parte abaixo:

Quando nos encontramos em seu escritório pela primeira vez para falarmos sobre esse jogo estávamos em 2005. Agora é 2008, e vocês finalmente estão prontos para anunciar uma data de lançamento. O que aconteceu? Por que está demorando tanto para esse jogo ficar pronto?

Ah, puxa. Existiram muitos desafios que tínhamos que superar. A maioria deles eram desafios técnicos no início: animação processual; podemos ter um nível de detalhes que podemos dar zoom nesses modelos; etc. Quando nós conseguimos resolver esses, se transformou em um enorme desafio de design. E talvez o maior desafio tenha sido deixar o jogo acessível para que cada aspecto do jogo seja intuitivo, fácil e compreensível. Ao mesmo tempo, nós tínhamos que misturar todos esses gêneros, então nós tivemos que criar um esquema de controles, de câmera, um sistema de feedback e recompensas que fizesse sentido em todos esses gêneros diferentes. Esse talvez tenha sido o maior desafio geral.

Nós estamos com todos os níveis prontos há um tempo. No início a gente achava que estava muito parecido com cinco jogos diferentes “colados” um ao outro. Então tivemos que passar cada um desses esquemas por vez, fazendo tudo se alinhar, como se a gente estivesse trabalhando em um túnel intercontinental. Cavando o túnel com marretas, chegando cada vez mais perto até que tudo fosse um só grande túnel.

Leia a entrevista completa: parte 1, parte 2 e parte 3.

Anúncio: EA e Maxis lançam Spore em setembro

Aí vai o anúncio oficial da EA Brasil sobre o lançamento de Spore:

Prepare-se para um verdadeiro Big Bang neste ano! A Electronic Arts (NASDAQ: ERTS) e a Maxis anunciaram hoje que Spore™, o aguardado jogo dos mesmos criadores de The Sims™, chegará às lojas do mundo todo na primeira quinzena de setembro. Spore será lançado para PC, Nintendo DS™ e telefones celulares.

“A espera está quase terminando”, diz o Chefe de Design da Maxis, Will Wright. “Estamos nas etapas finais de testes e acertos do Spore. A equipe da Maxis mal pode esperar para ver o cosmos de conteúdo criado pela comunidade no final deste ano”.

Com Spore, os jogadores recebem seus universos pessoais em uma caixa. Crie e administre a evolução da vida, estabeleça tribos, forme civilizações, modele mundos inteiros e explore universos idealizados por outros jogadores. Spore oferece aos usuários uma variedade de ferramentas de criação, para que personalizem praticamente todos os aspectos de seus universos: criaturas, veículos, edifícios e até ÓVNIS. Os jogadores podem compartilhar suas criações com o mundo todo, ou explorar galáxias infinitas criadas por outros usuários.

Os consumidores podem visitar www.spore.com para assinar a newsletter de Spore e ver novas imagens e vídeos do jogo. A imprensa pode visitar www.info.ea.com para obter mais informações sobre todos os jogos da EA.

Provavelmente o maior risco criativo da industria dos jogos

O CEO da EA, John Riccitiello, deu sua opinião sobre Spore na DICE:

“É provavelmente o maior risco criativo da indústria dos jogos hoje”, ele disse, respondendo as perguntas da audiência sobre como lidar com erros. Ele chamou Spore de “massivo”, e continuou “eu acredito que vai ser uma das grandes franquias da nossa indústria e vai enfrentar World of Warcraft, The Sims e Rock Band. Vai estar ali com eles. Ou não.”

A EA está dando o tempo para Will Wright fazer o jogo dos sonhos com Spore. Vários riscos estão envolvidos quando você atrasa um jogo por tanto tempo como a EA fez com Spore, em custos e recursos de desenvolvimento, sem falar nas pessoas que podem se cansar de esperar por um jogo que não chega nunca. É até possível que outra empresa acabe lançando uma cópia descarada antes.

Mesmo assim, é bom acreditar na filosofia do criador do Super Mario Bros., Shigeru Miyamoto:

Um jogo atrasado pode eventualmente ser bom. Um jogo ruim será ruim para sempre.